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Título: Saúde mental e a formação dos professores de Química na UnB
Autor(es): Vieira, Thalita Queiroz
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Coorientador(es): Clem, Eduardo Lemgruber do Valle
Assunto: Professores de química
Professores - saúde
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 11-Mai-2023
Referência: VIEIRA, Thalita Queiroz. Saúde mental e a formação dos professores de Química na UnB. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pandemia causada pela COVID-19 acarretou diversas mudanças de comportamento devido as medidas necessárias para prevenção e cuidado contra o vírus. Diante desse cenário esta pesquisa objetifica identificar qual a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a sua saúde mental durante a pandemia e a atuação da Universidade de Brasília como promotora dessa saúde. Para isso foram utilizados dois questionários, um quantitativo referente a Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão e outro qualitativo elaborado para compreender três principais fatores: (1) Saúde Mental e o Período de Pandemia, (2) Papel da Universidade e Professores na Saúde Mental e (3) Perspectivas dos Discentes de Licenciatura em Química na Promoção de Saúde. Os questionários foram aplicados por meio do Google Forms. Mediante a análise estatística, o primeiro questionário se mostrou efetivo para a apuração dos índices de Depressão e Ansiedade, entretanto para os índices de Estresse, mostrou um nível menor de efetividade na apuração o que se justifica pela elevada correlação com os demais fatores observados. Como resultado foi observado que apenas 16,90%, 22,54% e 16,90% dos 71 respondentes apresentam índices de Estresse, Ansiedade, Depressão na categoria normal, respectivamente. Na análise qualitativa, obtivemos uma perspectiva positiva dos respondentes, quanto a importância e relevância da discussão da temática no curso de Licenciatura em Química da Universidade de Brasília. Muitos alunos reconheceram que durante a pandemia tiveram dificuldades para lidar com suas necessidades referente a saúde mental, a qual julgam ser de extrema importância aprender sobre, para saber lidar em sala de aula com seus alunos, identificar e poder realizar o encaminhamento correto, como também possuir um apoio da Universidade, visto que a docência exige quanto a isso. Dessa maneira, conclui-se que é preciso implementar Políticas Públicas eficientes na Universidade, bem como disciplinas que preparem os alunos para as questões de saúde mental e Direitos Humanos na prática docente, assim como a promoção de grupos de apoio e apoio psicológico, para os discentes do Instituto de Química.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
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