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dc.contributor.advisorToledo, Evelyn Jeniffer de Lima-
dc.contributor.authorVieira, Thalita Queiroz-
dc.identifier.citationVIEIRA, Thalita Queiroz. Saúde mental e a formação dos professores de Química na UnB. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia causada pela COVID-19 acarretou diversas mudanças de comportamento devido as medidas necessárias para prevenção e cuidado contra o vírus. Diante desse cenário esta pesquisa objetifica identificar qual a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a sua saúde mental durante a pandemia e a atuação da Universidade de Brasília como promotora dessa saúde. Para isso foram utilizados dois questionários, um quantitativo referente a Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão e outro qualitativo elaborado para compreender três principais fatores: (1) Saúde Mental e o Período de Pandemia, (2) Papel da Universidade e Professores na Saúde Mental e (3) Perspectivas dos Discentes de Licenciatura em Química na Promoção de Saúde. Os questionários foram aplicados por meio do Google Forms. Mediante a análise estatística, o primeiro questionário se mostrou efetivo para a apuração dos índices de Depressão e Ansiedade, entretanto para os índices de Estresse, mostrou um nível menor de efetividade na apuração o que se justifica pela elevada correlação com os demais fatores observados. Como resultado foi observado que apenas 16,90%, 22,54% e 16,90% dos 71 respondentes apresentam índices de Estresse, Ansiedade, Depressão na categoria normal, respectivamente. Na análise qualitativa, obtivemos uma perspectiva positiva dos respondentes, quanto a importância e relevância da discussão da temática no curso de Licenciatura em Química da Universidade de Brasília. Muitos alunos reconheceram que durante a pandemia tiveram dificuldades para lidar com suas necessidades referente a saúde mental, a qual julgam ser de extrema importância aprender sobre, para saber lidar em sala de aula com seus alunos, identificar e poder realizar o encaminhamento correto, como também possuir um apoio da Universidade, visto que a docência exige quanto a isso. Dessa maneira, conclui-se que é preciso implementar Políticas Públicas eficientes na Universidade, bem como disciplinas que preparem os alunos para as questões de saúde mental e Direitos Humanos na prática docente, assim como a promoção de grupos de apoio e apoio psicológico, para os discentes do Instituto de Química.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de químicapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - saúdept_BR
dc.titleSaúde mental e a formação dos professores de Química na UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-11T12:56:28Z-
dc.date.available2023-05-11T12:56:28Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34731-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoClem, Eduardo Lemgruber do Valle-
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