Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima | - |
dc.contributor.author | Vieira, Thalita Queiroz | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Thalita Queiroz. Saúde mental e a formação dos professores de Química na UnB. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia causada pela COVID-19 acarretou diversas mudanças de comportamento
devido as medidas necessárias para prevenção e cuidado contra o vírus. Diante desse cenário
esta pesquisa objetifica identificar qual a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em
Química sobre a sua saúde mental durante a pandemia e a atuação da Universidade de Brasília
como promotora dessa saúde. Para isso foram utilizados dois questionários, um quantitativo
referente a Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão e outro qualitativo elaborado para
compreender três principais fatores: (1) Saúde Mental e o Período de Pandemia, (2) Papel da
Universidade e Professores na Saúde Mental e (3) Perspectivas dos Discentes de Licenciatura
em Química na Promoção de Saúde. Os questionários foram aplicados por meio do Google
Forms. Mediante a análise estatística, o primeiro questionário se mostrou efetivo para a
apuração dos índices de Depressão e Ansiedade, entretanto para os índices de Estresse, mostrou
um nível menor de efetividade na apuração o que se justifica pela elevada correlação com os
demais fatores observados. Como resultado foi observado que apenas 16,90%, 22,54% e
16,90% dos 71 respondentes apresentam índices de Estresse, Ansiedade, Depressão na
categoria normal, respectivamente. Na análise qualitativa, obtivemos uma perspectiva positiva
dos respondentes, quanto a importância e relevância da discussão da temática no curso de
Licenciatura em Química da Universidade de Brasília. Muitos alunos reconheceram que durante
a pandemia tiveram dificuldades para lidar com suas necessidades referente a saúde mental, a
qual julgam ser de extrema importância aprender sobre, para saber lidar em sala de aula com
seus alunos, identificar e poder realizar o encaminhamento correto, como também possuir um
apoio da Universidade, visto que a docência exige quanto a isso. Dessa maneira, conclui-se que
é preciso implementar Políticas Públicas eficientes na Universidade, bem como disciplinas que
preparem os alunos para as questões de saúde mental e Direitos Humanos na prática docente,
assim como a promoção de grupos de apoio e apoio psicológico, para os discentes do Instituto
de Química. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - saúde | pt_BR |
dc.title | Saúde mental e a formação dos professores de Química na UnB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T12:56:28Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11T12:56:28Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34731 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Clem, Eduardo Lemgruber do Valle | - |
Aparece na Coleção: | Química
|