Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_TaliaAlvesXavier_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 682,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da diferença salarial no Distrito Federal
Autor(es): Xavier, Talia Alves
Orientador(es): Rodrigues, Thais Carvalho Valadares
Assunto: Regressão linear (Estatística)
Modelos lineares (Estatística)
Salários
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 8-Mai-2023
Referência: XAVIER, Talia Alves. Análise da diferença salarial no Distrito Federal. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho estuda a diferença salarial entre indivíduos residentes no Distrito Federal no ano de 2018, levando em consideração características como sexo, raça, nível de escolaridade, local de moradia ou setor de trabalho. Para isso foi empregada uma regressão quantílica dos salários em função dessas características. Os resultados indicam que: mulheres recebem menos que os homens e essa diferença chega a 18,6% para o quantil 0,75 de salários; negros recebem menos que não negros em todos os quantis; pessoas com ensino superior completo tem maiores recompensas, principalmente, para os quantis elevados de salário; quem trabalha no setor público recebe salário maior em relação a quem não trabalhava no setor público, de forma que o aumento ´e mais percebido no menor nível de renda; quem trabalha na ´área de serviços domésticos apresenta menor recompensa do que quase todas as outras ´áreas em todos os quantis de salário e trabalhadores informais ganham menos se comparados aos formais nos quantis inferiores de renda, mas ganhavam mais no maior quantil de salários.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.