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Título: O retorno das aulas presenciais em escolas particulares de ensino básico do Distrito Federal no contexto de pandemia da Covid-19
Autor(es): Fernandes, Marcos José de Moraes
Assunto: Pandemia
Escolas particulares
Educação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 4-Mai-2023
Referência: FERNANDES, Marcos José de Moraes. O retorno das aulas presenciais em escolas particulares de ensino básico do Distrito Federal no contexto de pandemia da Covid-19. 2022. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo descreve e analisa de forma crítica o trajeto percorrido desde a suspensão das aulas presenciais imposta pela Pandemia da Covid-19, em 2020, até a retomada das mesmas, nas escolas particulares de educação básica do Distrito Federal. Problematiza os impactos aos professores e professoras diante das decisões judiciais proferidas que são as referências para o entendimento histórico desse processo. Trata-se de um estudo qualitativo de análise bibliográfica que utilizou como fonte de dados documentos oficiais expedidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF), ações/decisões judiciais, pesquisas/informativos realizados por órgãos governamentais e nãogovernamentais e sites das entidades sindicais para fazer a recuperação histórica dos fatos. Os resultados demonstrados no decorrer do trabalho revelaram que as decisões políticas e jurídicas afetaram o fazer pedagógico dos profissionais envolvidos na área da educação.
Abstract: This study describes and critically analyzes the path taken from the suspension of face-to-face classes imposed by the Covid-19 Pandemic, in 2020, to their resumption, in private elementary schools in the Federal District. It problematizes the impacts on teachers in the face of the judicial decisions handed down that are the references for the historical understanding of this process. This is a qualitative study of bibliographic analysis that used as a source of data official documents issued by the Government of the Federal District (GDF), judicial actions/decisions, surveys/information carried out by governmental and nongovernmental bodies and websites of union entities to make the historical recovery of the facts. The results demonstrated in the course of the work revealed that political and legal decisions affected the pedagogical practice of professionals involved in the field of education.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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