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dc.contributor.authorFernandes, Marcos José de Moraes-
dc.identifier.citationFERNANDES, Marcos José de Moraes. O retorno das aulas presenciais em escolas particulares de ensino básico do Distrito Federal no contexto de pandemia da Covid-19. 2022. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo descreve e analisa de forma crítica o trajeto percorrido desde a suspensão das aulas presenciais imposta pela Pandemia da Covid-19, em 2020, até a retomada das mesmas, nas escolas particulares de educação básica do Distrito Federal. Problematiza os impactos aos professores e professoras diante das decisões judiciais proferidas que são as referências para o entendimento histórico desse processo. Trata-se de um estudo qualitativo de análise bibliográfica que utilizou como fonte de dados documentos oficiais expedidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF), ações/decisões judiciais, pesquisas/informativos realizados por órgãos governamentais e nãogovernamentais e sites das entidades sindicais para fazer a recuperação histórica dos fatos. Os resultados demonstrados no decorrer do trabalho revelaram que as decisões políticas e jurídicas afetaram o fazer pedagógico dos profissionais envolvidos na área da educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEscolas particularespt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titleO retorno das aulas presenciais em escolas particulares de ensino básico do Distrito Federal no contexto de pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T13:49:15Z-
dc.date.available2023-05-04T13:49:15Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34680-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study describes and critically analyzes the path taken from the suspension of face-to-face classes imposed by the Covid-19 Pandemic, in 2020, to their resumption, in private elementary schools in the Federal District. It problematizes the impacts on teachers in the face of the judicial decisions handed down that are the references for the historical understanding of this process. This is a qualitative study of bibliographic analysis that used as a source of data official documents issued by the Government of the Federal District (GDF), judicial actions/decisions, surveys/information carried out by governmental and nongovernmental bodies and websites of union entities to make the historical recovery of the facts. The results demonstrated in the course of the work revealed that political and legal decisions affected the pedagogical practice of professionals involved in the field of education.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



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