Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.author | Fernandes, Marcos José de Moraes | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Marcos José de Moraes. O retorno das aulas presenciais em escolas particulares de ensino básico do Distrito Federal no contexto de pandemia da Covid-19. 2022. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo descreve e analisa de forma crítica o trajeto percorrido desde a
suspensão das aulas presenciais imposta pela Pandemia da Covid-19, em 2020,
até a retomada das mesmas, nas escolas particulares de educação básica do
Distrito Federal. Problematiza os impactos aos professores e professoras diante
das decisões judiciais proferidas que são as referências para o entendimento
histórico desse processo. Trata-se de um estudo qualitativo de análise
bibliográfica que utilizou como fonte de dados documentos oficiais expedidos
pelo Governo do Distrito Federal (GDF), ações/decisões judiciais,
pesquisas/informativos realizados por órgãos governamentais e nãogovernamentais e sites das entidades sindicais para fazer a recuperação
histórica dos fatos. Os resultados demonstrados no decorrer do trabalho
revelaram que as decisões políticas e jurídicas afetaram o fazer pedagógico dos
profissionais envolvidos na área da educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas particulares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.title | O retorno das aulas presenciais em escolas particulares de ensino básico do Distrito Federal no contexto de pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T13:49:15Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T13:49:15Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34680 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study describes and critically analyzes the path taken from the suspension of face-to-face classes imposed by the Covid-19 Pandemic, in 2020, to their resumption, in private elementary schools in the Federal District. It problematizes the impacts on teachers in the face of the judicial decisions handed down that are the references for the historical understanding of this process. This is a qualitative study of bibliographic analysis that used as a source of data official documents issued by the Government of the Federal District (GDF), judicial actions/decisions, surveys/information carried out by governmental and nongovernmental bodies and websites of union entities to make the historical recovery of the facts. The results demonstrated in the course of the work revealed that political and legal decisions affected the pedagogical practice of professionals involved in the field of education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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