Título: | Educação midiática na Base Nacional Comum Curricular : um estudo analítico |
Autor(es): | Viegas, Ludmila Seabra de Carvalho |
Orientador(es): | Pinheiro, Patrícia Cristina da Silva |
Assunto: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação midiática Alfabetização midiática Políticas públicas educacionais |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 4-Mai-2023 |
Referência: | VIEGAS, Ludmila Seabra de Carvalho. Educação midiática na base nacional comum curricular: um estudo analítico. 2022. 20 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Considerando o contexto de hiper conectividade e excesso de informações e a
ausência de políticas públicas robustas voltadas para a educação midiática de
crianças e adolescentes no Brasil, este artigo analisa a única política de nível federal
que contempla essa modalidade educacional, com o objetivo de contribuir para um
campo mais propício à sua promoção no país. Para tanto, procedeu-se a um estudo
documental comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as
Diretrizes para a Formulação de Políticas e Estratégias em alfabetização midiática e
informacional da UNESCO para os países. A partir desse estudo, observou-se que a
BNCC é uma política que atende a várias das orientações da UNESCO, mas que
ainda precisa avançar na convergência com outras políticas públicas e, também, no
aspecto da inclusão de crianças e adolescentes diversos, especialmente de meninas
e crianças com deficiências, o que permite concluir que já possuímos um marco
regulatório nacional que oferece as bases mínimas para a promoção da educação
midiática de crianças e adolescentes no Brasil nas escolas, mas que ainda precisa ser
aprimorado para garantir que nenhuma criança e adolescente seja excluído. |
Abstract: | Considering the context of hyper connectivity and excess of information, as well as the
absence of robust public policies aimed at the media literacy of children and
adolescents in Brazil, we sought to analyze the only federal level policy that
encompasses this educational category, with the objective of contributing to a more
enabling context to its promotion in the country. For this purpose, a comparative
documental study was carried out between the National Curricular Common Base
(BNCC) and UNESCO's Guidelines for the Formulation of Policies and Strategies on
media and information literacy (MIL) for the countries. From this study, it was observed
that the BNCC is a policy that meets several of UNESCO's guidelines, but that still
needs to advance in the convergence with other public policies, as well as in promoting
the inclusion of all children and adolescents, especially girls and children with
disabilities, which allows us to conclude that we already have a national regulatory
framework that offers the minimum bases for the promotion of media literacy for
children and adolescents in Brazil in schools, but it still needs to be improved to ensure
that no child and adolescent is left behind. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.