Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/34672
Título: | Trajetórias e perspectivas : o teatro na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista |
Autor(es): | Brasil, Antônio do Carmo |
Orientador(es): | Mendes, Andrea Cristina |
Assunto: | Teatro na educação Teatro - ensino |
Data de apresentação: | 4-Dez-2012 |
Data de publicação: | 4-Mai-2023 |
Referência: | BRASIL, Antônio do Carmo. Trajetórias e perspectivas: o teatro na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista. 2012. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá-AC, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo sobre as trajetórias e perspectivas do ensino de
Teatro na escola da rede pública estadual Dr. Djalma da Cunha Batista, evidenciando a
importância da disciplina no currículo escolar e na vida social dos alunos, fato este que é
consenso entre diversos estudiosos do assunto e dos entrevistados da pesquisa. Buscou-se
explicitar a realidade do processo de ensino-aprendizagem ao longo dos anos nesse campo do
saber, bem como trazer ao conhecimento dos educadores e responsáveis pelo processo
educacional a necessidade de reavaliar as práticas de ensino na escola em torno do Teatro. Em
primeiro plano foi feito um levantamento bibliográfico sobre o Teatro na educação escolar em
revistas, artigos especializados no assunto, sites e em livros e uma pesquisa de campo,
analisando fatores como: necessidade de estudar a disciplina de teatro na escola; objetivo de
aprender teatro; disponibilização de materiais pedagógicos; relação entre teoria e prática;
ações de trabalhos desenvolvidos pela escola; benefícios que o teatro pode proporcionar aos
alunos, dentre outros. O presente estudo tem como objetivo contextualizar e analisar o ensino
do Teatro na escola, na tentativa de diagnosticar esse processo, e assim contribuir
positivamente para a escola repensar o processo e as metodologias de ensino dessa disciplina.
A relação entre teoria e prática aparece como grande prioridade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, 2012. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.