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Título: Escola sem partido, “ideologia de gênero” e a proteção integral da infância e da juventude : papel do poder judiciário brasileiro
Autor(es): Silva, Leandro Madureira
Orientador(es): Peixoto, Valdenízia Bento
Assunto: Movimento Escola Sem Partido
Crianças e adolescentes - proteção social
Poder Judiciário
Educação e Estado
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 2-Mai-2023
Referência: SILVA, Leandro Madureira. Escola sem partido, “ideologia de gênero” e a proteção integral da infância e da juventude: papel do poder judiciário brasileiro. 2022. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objeto deste artigo é o Movimento Escola Sem Partido e o Poder Judiciário Brasileiro, sob a perspectiva da proteção integral à infância e à juventude. Este é um estudo qualitativo e envolve a análise das decisões judiciais de mérito exaradas pelo Supremo Tribunal Federal acerca do Movimento Escola Sem Partido, desde o impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef, em 2016. Foi realizada uma análise documental dessas decisões, bem como uma análise temática reflexiva de seu conteúdo. Considerando que o Movimento Escola Sem Partido é reflexo de uma onda conservadora que atinge a educação brasileira, básica e superior, entende-se que a análise das decisões judiciais da Corte Suprema permitirá extrair os fundamentos jurídicos mais utilizados pelo Tribunal guardião da Constituição Federal, mas também esclarecer se a proteção integral à infância e à juventude, princípio constitucionalmente tutelado, tem sido apontado como fundamento para frear esse movimento. A pesquisa também permitirá evidenciar as bases ideológicas do Movimento Escola Sem Partido, sobretudo no que se refere à compreensão de gênero, além de colacionar os fundamentos jurídicos mais utilizados pelo Poder Judiciário. Pretende-se realizar uma pesquisa que sirva como base científica para a resistência a projetos de poder atentatórios à liberdade de cátedra, à liberdade de expressão e a um projeto educacional plúrimo e diverso.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.
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