Título: | Construção de uma ferramenta de análise de aspectos historiográficos e sua aplicação em TDCS |
Autor(es): | Silva, Enzo Matheus Carmo da |
Orientador(es): | Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
Coorientador(es): | Bonfim, Carolina Santos |
Assunto: | Química - estudo e ensino Ciência - história Ciências - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 27-Abr-2023 |
Referência: | SILVA, Enzo Matheus Carmo da. Construção de uma ferramenta de análise de aspectos historiográficos e sua aplicação em TDCS. 2022. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | As abordagens didáticas baseadas na História da Ciência e na Divulgação Científica têm
várias potencialidades para o Ensino de Química descritas na literatura. Uma forma de unir
tais abordagens é utilizar Textos de Divulgação Científica que tratam da História da Ciência.
Porém, cada texto pode trazer influências de diversas abordagens historiográficas, com
potencial de interferir na forma como uma aula baseada na História da Ciência é conduzida.
Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de análise
historiográfica e aplicá-la em Textos de Divulgação Científica. A ferramenta foi construída e
apresenta quatro níveis de intensidade para quatro diferentes abordagens historiográficas, a
saber: Pseudo-história, Quasi-história, História da Ciência Tradicional e História da Ciência
Contemporânea. A aplicação foi feita em cinco Textos de Divulgação Científica da revista
Ciência Hoje, que foram previamente analisados pelos critérios de Textos de Divulgação
Científica de Ribeiro e Kawamura (2005). Neste contexto, a ferramenta se mostrou
promissora, por trazer à tona diversos aspectos dos textos, que precisam ser considerados para
utilizá-los em sala de aula. No entanto, há a necessidade de refiná-la futuramente, pois ainda
possui limitações relacionadas à estrutura proposta para a ferramenta e à algumas
características descritas para cada uma das quatro abordagens historiográficas presentes. Por
fim, o seu uso, apesar de relativamente objetivo, não mostrou-se de fácil utilização para a
análise dos TDCs |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.