Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34627
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WilliamPereiraDeCarvalho_tcc.pdf790,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contabilidade gerencial como instrumento de gestão e tomada de decisão
Autor(es): Carvalho, William Pereira de
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Contabilidade gerencial
Tomada de decisão
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 27-Abr-2023
Referência: CARVALHO, William Pereira de. Contabilidade gerencial como instrumento de gestão e tomada de decisão. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de descrever as principais ferramentas gerenciais utilizadas na prática empresarial para demonstrar a importância da contabilidade gerencial no processo de tomada de decisões empresariais, prestação de contas e responsabilização. Nesse sentido, inicialmente a importância da contabilidade foi ressaltada diante da globalização dos negócios empresariais. Desse modo, registrou-se que, para a consecução do seu objetivo principal, que é fornecer informações precisas e oportunas para a tomada de decisão racional e econômica, a contabilidade gerencial utiliza os fundamentos de outras ciências para a análise e organização dos dados, como a estatística, economia, finanças corporativas e ciências comportamentais. Apesar da relevância da informação gerencial para a gestão eficiente das organizações econômicas, muitas empresas ainda identificam a contabilidade como uma obrigação legal, já que a contabilidade brasileira é historicamente voltada para o cumprimento dos aspectos fiscais, em detrimento da teoria e dos princípios fundamentais básicos da contabilidade. A contabilidade desde os tempos mais remotos constitui a principal fonte de informação para o controle do patrimônio. Como ciência social está relacionada à evolução da civilização desde a caça, passando pela organização da agricultura e do pastoreio, do mercantilismo da antiguidade, da Revolução Industrial, da Era da informação e da Tecnologia. Apresentar os principais métodos utilizados na contabilidade gerencial é relevante para demonstrar a importância da contabilidade como fonte de informação para tomada de decisão no âmbito de qualquer instituição, seja pública, privada, com ou sem fins lucrativos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.