Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34624
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ViniciusLisboaSilva_tcc.pdf467,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ausência de educação financeira e o nível de endividamento dos estudantes da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Vinicius Lisboa
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 26-Abr-2023
Referência: SILVA, Vinicius Lisboa. A ausência de educação financeira e o nível de endividamento dos estudantes da Universidade de Brasília. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Pode-se considerar que o crédito às pessoas físicas, antes do Real, apresentou uma participação constante no crédito total, em torno de 2%. Após o Real, a participação saltou para próximo de 8% e permaneceu nesse nível até o fim de 1998. A partir de 1999, outro salto: o crédito às pessoas físicas atingiu 15% do total, surgindo as finanças pessoais com mais ênfase e relevância, sendo um dos temas mais discutidos. Educação financeira é um instrumento fundamental para a economia, onde pode-se ter uma formação e aprendizado financeiro, contribuindo para um país melhor e uma educação financeira de qualidade, formando jovens e adultos mais conscientes acerca das suas finanças. Dessa forma, com uma educação financeira de qualidade há diversas vantagens, como o crescimento econômico do mercado, maior poder de compra, investimentos, e consequentemente a expansão do sistema financeiro. O estudo teve como objetivo analisar o perfil dos estudantes da Universidade de Brasília (UnB), verificar o grau de conhecimento em educação financeira, se possuem algum tipo de investimento, se possuem algum grau de endividamento, e quantas pessoas buscam ter conhecimento em finanças pessoais independentemente do curso. Essa pesquisa foi descritiva com a aplicação de um questionário online em uma amostra de 381 estudantes, a amostra desta pesquisa é composta pelos estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Conclui-se que 83,20% dos estudantes pagam suas dívidas antecipadamente ou em dia, grande parte dos estudantes com 63,25% planejam com antecedência suas compras, 81,36% dos discentes afirmaram ter cartão de crédito, 69,29% dos discentes possuem reserva de emergência, e em questão da importância da educação financeira, 297 discentes afirmaram que educação financeira é muito importante, em sua maioria concordam os jovens precisam se planejar desde cedo e poupar para sua aposentadoria. Conclui-se que os estudantes se preocupam em buscar conhecimentos acerca de finanças pessoais e planejamento financeiro, demonstrando conhecer a importância da mesma e pensando no futuro, e em como este pode ser mudado se houver um conhecimento básico acerca deste assunto. Além das possíveis mudanças com a inclusão da educação financeira no currículo escolar, para contribuir com uma economia melhor, a curto, médio e longo prazo. A pesquisa teve como limitação a quantidade de questionários respondidos, tendo em vista que foram respondidos 381 questionários e a população total da Universidade de Brasília com 39.699 segundo dados do anuário estatístico de 2020, e também a quantidade de Universidades em que foi aplicada a pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.