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dc.contributor.advisorRodrigues, Jomar Miranda-
dc.contributor.authorSilva, Vinicius Lisboa-
dc.identifier.citationSILVA, Vinicius Lisboa. A ausência de educação financeira e o nível de endividamento dos estudantes da Universidade de Brasília. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractPode-se considerar que o crédito às pessoas físicas, antes do Real, apresentou uma participação constante no crédito total, em torno de 2%. Após o Real, a participação saltou para próximo de 8% e permaneceu nesse nível até o fim de 1998. A partir de 1999, outro salto: o crédito às pessoas físicas atingiu 15% do total, surgindo as finanças pessoais com mais ênfase e relevância, sendo um dos temas mais discutidos. Educação financeira é um instrumento fundamental para a economia, onde pode-se ter uma formação e aprendizado financeiro, contribuindo para um país melhor e uma educação financeira de qualidade, formando jovens e adultos mais conscientes acerca das suas finanças. Dessa forma, com uma educação financeira de qualidade há diversas vantagens, como o crescimento econômico do mercado, maior poder de compra, investimentos, e consequentemente a expansão do sistema financeiro. O estudo teve como objetivo analisar o perfil dos estudantes da Universidade de Brasília (UnB), verificar o grau de conhecimento em educação financeira, se possuem algum tipo de investimento, se possuem algum grau de endividamento, e quantas pessoas buscam ter conhecimento em finanças pessoais independentemente do curso. Essa pesquisa foi descritiva com a aplicação de um questionário online em uma amostra de 381 estudantes, a amostra desta pesquisa é composta pelos estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Conclui-se que 83,20% dos estudantes pagam suas dívidas antecipadamente ou em dia, grande parte dos estudantes com 63,25% planejam com antecedência suas compras, 81,36% dos discentes afirmaram ter cartão de crédito, 69,29% dos discentes possuem reserva de emergência, e em questão da importância da educação financeira, 297 discentes afirmaram que educação financeira é muito importante, em sua maioria concordam os jovens precisam se planejar desde cedo e poupar para sua aposentadoria. Conclui-se que os estudantes se preocupam em buscar conhecimentos acerca de finanças pessoais e planejamento financeiro, demonstrando conhecer a importância da mesma e pensando no futuro, e em como este pode ser mudado se houver um conhecimento básico acerca deste assunto. Além das possíveis mudanças com a inclusão da educação financeira no currículo escolar, para contribuir com uma economia melhor, a curto, médio e longo prazo. A pesquisa teve como limitação a quantidade de questionários respondidos, tendo em vista que foram respondidos 381 questionários e a população total da Universidade de Brasília com 39.699 segundo dados do anuário estatístico de 2020, e também a quantidade de Universidades em que foi aplicada a pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordFinanças pessoaispt_BR
dc.titleA ausência de educação financeira e o nível de endividamento dos estudantes da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-26T15:19:47Z-
dc.date.available2023-04-26T15:19:47Z-
dc.date.submitted2021-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34624-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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