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Título: Miscelânea : experimentações contextualizadas em aprendizados teórico-práticos
Autor(es): Castro, Anne Kimberlly Rodrigues de
Ferreira, Fernando de Araújo Lima
Orientador(es): Siqueira, Nayara Moreno de
Assunto: Ensino e aprendizagem
Ensino - tipologias
Design
Aprendizagem híbrida
Data de apresentação: 19-Set-2022
Data de publicação: 25-Abr-2023
Referência: CASTRO, Anne Kimberlly Rodrigues de; FERREIRA, Fernando de Araújo Lima. Miscelânea: experimentações contextualizadas em aprendizados teórico-práticos. 2022. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O modelo de ensino aplicado ainda hoje no Brasil se apoia prioritariamente no método tradicional, que parece imune às revoluções sociais que aconteceram ao longo do tempo. Deslocado da vida real e de contextualizações práticas, se afasta ainda de formas modernas de aprendizado advindas do avanço e popularização de tecnologias e meios de comunicação como a Internet. O impacto desse distanciamento no ensino afeta profundamente a relação dos aprendizes com o ato de aprender. Assim sendo, buscamos aqui reaproximar o aprendizado das aplicações práticas, para que torne-se significativo e envolvente, minimizando a falta de interesse presente nesse panorama. Após revisar conceitos apresentados por teóricos do início do século e conciliar com novos modelos de aprendizagem propostos após advento da Internet, combinamos ferramentas do design que buscam de maneira sistêmica construir um percurso lógico do questionamento à resolução, identificando também o estado atual de soluções e similares. A partir daí, elencamos características pertinentes para, enfim, definirmos um modelo de sistema de atividades com foco na experimentação prática, respeitando a interdisciplinaridade e contextualização. Ao fim desse trajeto, apresentamos um protótipo do modelo, denominado MISCELÂNEA, que trabalha as conexões diversas que um tema pode desenvolver e, ainda, incentiva a continuidade da autonomia do aprendizado. Conclui-se ao revisitar esses conceitos que muitas propostas teóricas ainda não foram esgotadas em sua aplicação, e quando aliadas à tecnologia possuem uma boa base a ser explorada.
Abstract: The teaching model still applied in Brazil relies primarily on the traditional methods, which seems immune to the social revolutions that have taken place over time. It gets displaced from real life and practical contextualization despite the rise of modern types of learning derived from the advancement and popularization of technologies and media such as the Internet. The impact of this gap on teaching profoundly affects the relationship between learners and the act of learning. Therefore, we intend to bring learning closer to practical applications so it becomes meaningful and engaging, decreasing the lack of interest present in this scenario. After reviewing concepts presented by theorists from the beginning of the century together with new learning models proposed after the advent of the Internet, we combine design tools that systemically seek to build a logical path from questioning to resolution, while also identifying the current state of similar solutions. From there we list relevant features to define a model of an activities system focused on practical experimentation, taking interdisciplinarity and contextualization in consideration. At the end of this path we present a prototype of the model, called MISCELANEA, which works with the different connections that a theme can develop and encourages the continuity of learning autonomy. We conclude by revisiting these concepts that many theoretical proposals have not been exhausted yet in their application and if combined with technology can have a good potential to be explored.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2022. Relatório dos projetos de diplomação em Design, nas habilitações de Programação Visual e Projeto de Produto.
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Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



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