Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Nayara Moreno de | - |
dc.contributor.author | Castro, Anne Kimberlly Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Fernando de Araújo Lima | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Anne Kimberlly Rodrigues de; FERREIRA, Fernando de Araújo Lima. Miscelânea: experimentações contextualizadas em aprendizados teórico-práticos. 2022. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2022. Relatório dos projetos de diplomação em Design, nas habilitações de Programação Visual e Projeto de Produto. | pt_BR |
dc.description.abstract | O modelo de ensino aplicado ainda hoje no Brasil se apoia prioritariamente no
método tradicional, que parece imune às revoluções sociais que aconteceram ao
longo do tempo. Deslocado da vida real e de contextualizações práticas, se afasta
ainda de formas modernas de aprendizado advindas do avanço e popularização de
tecnologias e meios de comunicação como a Internet. O impacto desse
distanciamento no ensino afeta profundamente a relação dos aprendizes com o ato
de aprender. Assim sendo, buscamos aqui reaproximar o aprendizado das
aplicações práticas, para que torne-se significativo e envolvente, minimizando a
falta de interesse presente nesse panorama. Após revisar conceitos apresentados
por teóricos do início do século e conciliar com novos modelos de aprendizagem
propostos após advento da Internet, combinamos ferramentas do design que
buscam de maneira sistêmica construir um percurso lógico do questionamento à
resolução, identificando também o estado atual de soluções e similares. A partir daí,
elencamos características pertinentes para, enfim, definirmos um modelo de
sistema de atividades com foco na experimentação prática, respeitando a
interdisciplinaridade e contextualização. Ao fim desse trajeto, apresentamos um
protótipo do modelo, denominado MISCELÂNEA, que trabalha as conexões
diversas que um tema pode desenvolver e, ainda, incentiva a continuidade da
autonomia do aprendizado. Conclui-se ao revisitar esses conceitos que muitas
propostas teóricas ainda não foram esgotadas em sua aplicação, e quando aliadas
à tecnologia possuem uma boa base a ser explorada. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - tipologias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem híbrida | pt_BR |
dc.title | Miscelânea : experimentações contextualizadas em aprendizados teórico-práticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T14:31:44Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25T14:31:44Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34603 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teaching model still applied in Brazil relies primarily on the traditional methods,
which seems immune to the social revolutions that have taken place over time. It
gets displaced from real life and practical contextualization despite the rise of
modern types of learning derived from the advancement and popularization of
technologies and media such as the Internet. The impact of this gap on teaching
profoundly affects the relationship between learners and the act of learning.
Therefore, we intend to bring learning closer to practical applications so it becomes
meaningful and engaging, decreasing the lack of interest present in this scenario.
After reviewing concepts presented by theorists from the beginning of the century
together with new learning models proposed after the advent of the Internet, we
combine design tools that systemically seek to build a logical path from questioning
to resolution, while also identifying the current state of similar solutions. From there
we list relevant features to define a model of an activities system focused on
practical experimentation, taking interdisciplinarity and contextualization in
consideration. At the end of this path we present a prototype of the model, called
MISCELANEA, which works with the different connections that a theme can develop
and encourages the continuity of learning autonomy. We conclude by revisiting
these concepts that many theoretical proposals have not been exhausted yet in their
application and if combined with technology can have a good potential to be
explored. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Programação Visual
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