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dc.contributor.advisorSiqueira, Nayara Moreno de-
dc.contributor.authorCastro, Anne Kimberlly Rodrigues de-
dc.contributor.authorFerreira, Fernando de Araújo Lima-
dc.identifier.citationCASTRO, Anne Kimberlly Rodrigues de; FERREIRA, Fernando de Araújo Lima. Miscelânea: experimentações contextualizadas em aprendizados teórico-práticos. 2022. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2022. Relatório dos projetos de diplomação em Design, nas habilitações de Programação Visual e Projeto de Produto.pt_BR
dc.description.abstractO modelo de ensino aplicado ainda hoje no Brasil se apoia prioritariamente no método tradicional, que parece imune às revoluções sociais que aconteceram ao longo do tempo. Deslocado da vida real e de contextualizações práticas, se afasta ainda de formas modernas de aprendizado advindas do avanço e popularização de tecnologias e meios de comunicação como a Internet. O impacto desse distanciamento no ensino afeta profundamente a relação dos aprendizes com o ato de aprender. Assim sendo, buscamos aqui reaproximar o aprendizado das aplicações práticas, para que torne-se significativo e envolvente, minimizando a falta de interesse presente nesse panorama. Após revisar conceitos apresentados por teóricos do início do século e conciliar com novos modelos de aprendizagem propostos após advento da Internet, combinamos ferramentas do design que buscam de maneira sistêmica construir um percurso lógico do questionamento à resolução, identificando também o estado atual de soluções e similares. A partir daí, elencamos características pertinentes para, enfim, definirmos um modelo de sistema de atividades com foco na experimentação prática, respeitando a interdisciplinaridade e contextualização. Ao fim desse trajeto, apresentamos um protótipo do modelo, denominado MISCELÂNEA, que trabalha as conexões diversas que um tema pode desenvolver e, ainda, incentiva a continuidade da autonomia do aprendizado. Conclui-se ao revisitar esses conceitos que muitas propostas teóricas ainda não foram esgotadas em sua aplicação, e quando aliadas à tecnologia possuem uma boa base a ser explorada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino - tipologiaspt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem híbridapt_BR
dc.titleMiscelânea : experimentações contextualizadas em aprendizados teórico-práticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-25T14:31:44Z-
dc.date.available2023-04-25T14:31:44Z-
dc.date.submitted2022-09-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34603-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The teaching model still applied in Brazil relies primarily on the traditional methods, which seems immune to the social revolutions that have taken place over time. It gets displaced from real life and practical contextualization despite the rise of modern types of learning derived from the advancement and popularization of technologies and media such as the Internet. The impact of this gap on teaching profoundly affects the relationship between learners and the act of learning. Therefore, we intend to bring learning closer to practical applications so it becomes meaningful and engaging, decreasing the lack of interest present in this scenario. After reviewing concepts presented by theorists from the beginning of the century together with new learning models proposed after the advent of the Internet, we combine design tools that systemically seek to build a logical path from questioning to resolution, while also identifying the current state of similar solutions. From there we list relevant features to define a model of an activities system focused on practical experimentation, taking interdisciplinarity and contextualization in consideration. At the end of this path we present a prototype of the model, called MISCELANEA, which works with the different connections that a theme can develop and encourages the continuity of learning autonomy. We conclude by revisiting these concepts that many theoretical proposals have not been exhausted yet in their application and if combined with technology can have a good potential to be explored.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



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