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Título: O Atlas Transversal : conectando imagens ao longo da história
Autor(es): Beal, Stephanie Vitas Reguera
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Atlas Mnemosyne
Projeto gráfico
Gravura
Morte na arte
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 24-Abr-2023
Referência: BEAL, Stephanie Vitas Reguera. O Atlas Transversal: conectando imagens ao longo da história. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No início do século XX, o historiador da arte Aby Warburg percebe que algumas obras apresentam vestígios gráficos e emocionais de outras épocas e apresenta uma nova proposta de estudá-las a partir de uma visão não cronológica nem direcional de analisar imagens, procurando novas maneiras de relacioná-las dentro de diferentes áreas de conhecimento. A partir deste novo conceito, ele cria o Atlas Mnemosyne que ilustraria, fisicamente, como essas sobrevivências ligadas ao contexto de cada obra poderia revelar uma nova forma de estudar a história. Olhando esse Atlas através de uma visão contemporânea, é possível estabelecer uma relação das ideias de Warburg com ferramentas que hoje em dia são usadas para a concepção de projetos das mais diversas áreas do design e artes gráficas. Acaba se tornando então, uma oportunidade adaptar os estudos de Warburg para a criação de um novo Atlas, porém vazio, podendo ser direcionados a esses projetos. Para isso, usaremos de exemplo a construção de um Atlas Transversal, que contenha gravuras feitas desde o século XV ao século XXI, que aborde o tema “O Corpo e a Morte” a partir das mais diversas representações, buscando conectar essas imagens a partir de uma nova perspectiva baseada em suas semelhanças gráficas e contextuais.
Abstract: At the beginning of the 20th century, the art historian Aby Warburg noticed that some works present graphic and emotional traces from other times and presented a new proposal to study them from a non-chronological or directional view of analysing images, looking for new ways of relating them within different areas of knowledge. From this new concept, he creates the Atlas Mnemosyne that would physically illustrate how these survivals linked to the context of each work could reveal a new way of studying history. Looking at this Atlas through a contemporary view, it is possible to establish a relationship between Warburg's ideas and tools that are currently used to design projects in the most diverse areas of design and graphic arts. It ends up becoming, then, an opportunity to adapt Warburg's studies for the creation of a new Atlas, however empty, which can be directed to these projects. For this, we will use as an example the construction of a Neutral Atlas, which contains engravings made from the 15th to the 21st century, which addresses the theme "The Body and Death" from the most diverse representations, seeking to connect these images from a new perspective based on their graphical and contextual similarities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.
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