Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Jardim, Symone Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Beal, Stephanie Vitas Reguera | - |
dc.identifier.citation | BEAL, Stephanie Vitas Reguera. O Atlas Transversal: conectando imagens ao longo da história. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No início do século XX, o historiador da arte Aby Warburg percebe que algumas obras
apresentam vestígios gráficos e emocionais de outras épocas e apresenta uma nova proposta
de estudá-las a partir de uma visão não cronológica nem direcional de analisar imagens,
procurando novas maneiras de relacioná-las dentro de diferentes áreas de conhecimento. A
partir deste novo conceito, ele cria o Atlas Mnemosyne que ilustraria, fisicamente, como essas
sobrevivências ligadas ao contexto de cada obra poderia revelar uma nova forma de estudar a
história. Olhando esse Atlas através de uma visão contemporânea, é possível estabelecer uma
relação das ideias de Warburg com ferramentas que hoje em dia são usadas para a concepção
de projetos das mais diversas áreas do design e artes gráficas. Acaba se tornando então, uma
oportunidade adaptar os estudos de Warburg para a criação de um novo Atlas, porém vazio,
podendo ser direcionados a esses projetos. Para isso, usaremos de exemplo a construção de
um Atlas Transversal, que contenha gravuras feitas desde o século XV ao século XXI, que
aborde o tema “O Corpo e a Morte” a partir das mais diversas representações, buscando
conectar essas imagens a partir de uma nova perspectiva baseada em suas semelhanças
gráficas e contextuais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atlas Mnemosyne | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto gráfico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gravura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Morte na arte | pt_BR |
dc.title | O Atlas Transversal : conectando imagens ao longo da história | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T13:42:23Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T13:42:23Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34591 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | At the beginning of the 20th century, the art historian Aby Warburg noticed that some
works present graphic and emotional traces from other times and presented a new proposal to
study them from a non-chronological or directional view of analysing images, looking for new
ways of relating them within different areas of knowledge. From this new concept, he creates
the Atlas Mnemosyne that would physically illustrate how these survivals linked to the context
of each work could reveal a new way of studying history. Looking at this Atlas through a
contemporary view, it is possible to establish a relationship between Warburg's ideas and tools
that are currently used to design projects in the most diverse areas of design and graphic arts.
It ends up becoming, then, an opportunity to adapt Warburg's studies for the creation of a new
Atlas, however empty, which can be directed to these projects. For this, we will use as an
example the construction of a Neutral Atlas, which contains engravings made from the 15th to
the 21st century, which addresses the theme "The Body and Death" from the most diverse
representations, seeking to connect these images from a new perspective based on their
graphical and contextual similarities. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Design
|