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Título: Participação de adolescentes e jovens no espaço da escola : relação entre o lugar de disciplina e expressões de autonomia
Autor(es): Oliveira, Nayraline Barbosa de
Orientador(es): Faleiros, Vicente de Paula
Assunto: Direito à educação
Crianças e adolescentes
Participação social
Data de apresentação: 15-Mar-2022
Data de publicação: 17-Abr-2023
Referência: OLIVEIRA, Nayraline Barbosa de. Participação de adolescentes e jovens no espaço da escola: relação entre o lugar de disciplina e expressões de autonomia. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A partir da leitura dos autores que trabalham a educação como reprodutora de estrutura de dominação e reprodução social de desigualdades, este estudo analisa uma pesquisa que busca compreender se há, no sistema de ensino brasileiro, especificamente o privado, espaço para a construção do protagonismo e da autonomia dos estudantes. Para esse fim, a base bibliográfica e documental se baseia nos autores Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Paulo Freire, que abordam em suas teorias as dimensões da estrutura do sistema de ensino moderno que permite a reprodução da cultura dominante e a perspectiva do poder disciplinar como método que possibilita o pleno controle dos indivíduos, assim como, aborda o lugar da educação na formação dos/as estudantes através do conhecimento de sua realidade, trazendo a proposta de uma educação libertadora para não reprodução do autoritarismo em nossa realidade. Junto a isso, este trabalho ancora-se em uma análise de discurso sobre o projeto “Levante-se, Fale e Participe”, dados secundários obtidos por uma rede de ensino particular sobre o tema da participação de adolescentes e jovens na escola. Os resultados, nas falas dos/as participantes da pesquisa, mostram que a escola é um espaço contraditório que se estrutura como reprodução da desigualdade e do poder dominante, mas também um espaço de expressão do sujeito e de coletivos de adolescentes e jovens como educação liberadora quando se constroem lugares de fala e de diálogo para as/os estudantes.
Abstract: From the reading of authors who work on education as a reproducer of the structure of domination and social reproduction of inequalities, this study analyzes a research that seeks to understand whether there is, in the Brazilian education system, specifically the private one, space for the construction of protagonism and of students' autonomy. To this end, the bibliographic and documental base is based on the authors Pierre Bourdieu, Michel Foucault and Paulo Freire, who approach in their theories the dimensions of the structure of the modern education system that allows the reproduction of the dominant culture and the perspective of disciplinary power as method that allows the full control of individuals, as well as addresses the place of education in the formation of students through the knowledge of their reality, bringing the proposal of a liberating education for non-reproduction of authoritarianism in our reality. In addition, this work is anchored in a discourse analysis about the project “Levante-se, Fale e Participate”, secondary data obtained by a private education network on the theme of the participation of adolescents and young people in school. The results, in the speeches of the research participants, show that the school is a contradictory space that is structured as a reproduction of inequality and dominant power, but also a space for the expression of the subject and of groups of adolescents and young people as a liberating education when spaces of speech and dialogue are built for students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2022.
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