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Título: Percepções de professores da educação básica acerca da violência envolvendo crianças e adolescentes
Autor(es): Silva, Bruna Grazielle Martins
Orientador(es): Santos, Benedito Rodrigues dos
Assunto: Professores
Violência contra crianças e adolescentes
Crianças e adolescentes - proteção social
Data de apresentação: 30-Mai-2022
Data de publicação: 17-Abr-2023
Referência: SILVA, Bruna Grazielle Martins. Percepções de professores da educação básica acerca da violência envolvendo crianças e adolescentes. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: É importante que os professores estejam preparados para lidar com situações de violência às quais os alunos possam estar submetidos. Por esta razão, por meio deste estudo, realizado em uma escola pública de anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, em Brasíslia. Buscou-se identificar as percepções dos professores sobre os diferentes tipos de violência das quais eles/elas tomam conhecimento em sua atuação. O foco de análise dos dados é a teoria da subjetividade de González Rey. A metodologia de pesquisa envolveu a aplicação de questionário e realização dedinâmicas conversacionais comos professores,através dos quais forammapeadas as visões que estes possuíam dos diferentes tipos de violência envolvendo crianças e adolescentes. O resultado da pesquisa indicou que os professores não se sentem aptos a lidar com situações de violência envolvendo crianças e adolescentes. Entretanto, eles compreendem que o diálogo por parte da família é essencial para ações de prevenção.
Abstract: It is important that teachers can be prepared to deal with situations of violence which students can suffer. Therefore, this study, carried out in an elementary public school (that had from 6th to 9th grades, in Brazilian), was developed to identify the perceptions of the teachers about the different types of violence experienced by students, taking as a starting point for data the analysis according tothe theory of subjectivity, by Gonzalez Rey. The process was delivered through the application of an online questionaire and events of yarning circles,wherewe could dialogue with the teachersand the pedagogical support teams (school counselors, supervision and pedagogical coordination), and where different types of violence against children and teenagers were discussed.The results of this researchindicate that teachers are not preparedto deal with violence events against children and teenagers. However, they understand that dialogue within the family is essential to prevention actions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2022.
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