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Título: O lugar da diversidade na BNCC para linguagens e suas tecnologias no ensino médio : uma análise dialógica dos discursos
Autor(es): Silva Júnior, Silvio Nunes da
Orientador(es): Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Assunto: Diversidade
Análise do Discurso Crítica (ADC)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: Dez-2021
Data de publicação: 17-Abr-2023
Referência: SILVA JÚNIOR, Silvio Nunes da. O lugar da diversidade na BNCC para linguagens e suas tecnologias no ensino médio: uma análise dialógica dos discursos. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho objetiva investigar o lugar da diversidade na Base Nacional Comum Curricular para Linguagens e suas Tecnologias no ensino médio a partir da Análise Dialógica dos Discursos, enfatizando a presença e o emprego de tal tema nas competências gerais para a educação básica, no compromisso com a educação integral e nas competências específicas para linguagens e suas tecnologias. Em relação à base teórica, ancora-se nos pressupostos da Análise Dialógica dos Discursos (ADD) para definir questões como: língua/linguagem, discurso e tema; em concepções sobre diversidade, levando em conta vozes de diversas áreas do conhecimento; e na noção cultural de currículo, voltada à pedagogia crítica, para problematizar a perspectiva epistemológica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e de vertente documental, visando o desenvolvimento de reflexões sobre a BNCC numa perspectiva sócio-histórica, levando em conta o método sociológico oriundo da ADD. Como resultados, viu-se que o lugar da diversidade na BNCC ainda é pequeno tendo em vista as múltiplas possibilidades de esmiuçar o conceito de diversidade na educação brasileira.
Abstract: This work aims to investigate the place of diversity in the Common National Curriculum Base for Languages and their Technologies in secondary education from the Dialogical Analysis of Discourses, emphasizing the presence and use of such a theme in the general competences for basic education, in the commitment to comprehensive education and specific skills for languages and their technologies. Regarding the theoretical basis, it is anchored in the assumptions of Dialogic Discourse Analysis (DDA) to define issues such as: language/language, discourse and theme; in conceptions about diversity, taking into account voices from different areas of knowledge; and in the cultural notion of curriculum, aimed at critical pedagogy, to problematize the epistemological perspective of the Common National Curriculum Base (BNCC). The research methodology has a qualitative approach and a documentary approach, aiming at the development of reflections on the BNCC in a socio historical perspective, taking into account the sociological method derived from the ADD. As a result, it was seen that the place of diversity in the BNCC is still small in view of the multiple possibilities to scrutinize the concept of diversity in Brazilian education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2021.
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