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Título: Estudo experimental comparativo de utilização de isolante térmico e elemento filtrante menos resistivo em motores à combustão interna
Autor(es): Guimarães, Thomas Henrique Montipó
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Dinamômetro
Veículos
Filtros de ar
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 12-Abr-2023
Referência: GUIMARÃES, Thomas Henrique Montipó. Estudo experimental comparativo de utilização de isolante térmico e elemento filtrante menos resistivo em motores à combustão interna. 2022. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os veículos comercializados em larga escala possuem restrições no sistema de admissão, o que resulta menores valores de potência e torque. O trabalho a seguir tem por finalidade o aumento destes dois índices, realizando alteração do elemento filtrante e tomada de ar frio. Serão apresentados ao leitor os passos introdutórios teóricos necessários para que possa ter base sólida de como realizar alterações que tragam resultados numéricos maiores quando comparados aos valores com o veículo com caixa de ar e elemento filtrante originais. Conceitos como a composição estrutural do motor, relação entre torque e potência e mistura ar combustível serão abordados e explicados de forma simples. Os testes foram realizados em dinamômetro com três configurações diferentes: Veículo completamente original com filtro contaminado; Veículo original com filtro novo; e, por fim, filtro de ar de maior fluxo e tomada de ar frio, sendo esperado ganho de potência nas duas alterações, sendo que a captação de ar frio, apresente maior eficiência sobre os demais devido ao maior fluxo e menor temperatura do ar. O estudo aconteceu em um dinamômetro de Foucalt na Universidade de Brasília em um Renault Megane 1.6 16v de motor de código K4M.
Abstract: Vehicles commercialized on a large scale have restrictions on the intake system, which results in lower values of power and torque. The purpose of the following work is to increase these two indices, changing the filter element and taking in cold air. The reader will be presented with the necessary theoretical introductory steps so that he can have a solid basis on how to make changes that bring greater numerical results when compared to the values with the vehicle with the original air box and filter element. Concepts such as the engine's structural composition, relationship between torque and power and air-fuel mixture will be approached and explained in a simple way. The tests were performed on a dynamometer with three different configurations: Completely original vehicle with contaminated filter; original vehicle with new filter; and, finally, a higher flow air filter and cold air intake, with a gain in power being expected in both alterations, with the intake of cold air presenting greater efficiency over the others due to the higher flow and lower air temperature. The study took place on a Foucault dynamometer at the University of Brasília in a Renault Megane 1.6 16v with a K4M engine.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), 2022.
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