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dc.contributor.advisorÁvila, Suzana Moreira-
dc.contributor.authorCosta, Marcos Paulo Miranda-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcos Paulo Miranda. Análise de suspensão automotiva utilizando dispositivo Inerter. 2022. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de inovações no projeto de suspensões veiculares tornou possível a construção de veículos altamente seguros, confortáveis e dinamicamente eficientes. Destacamse, na indústria automotiva atual, a evolução dos sistemas passivos de suspensão e os avanços tecnológicos adquiridos com a introdução de sistemas ativos e semiativos. O inerter, nesse contexto, surge como um componente mecânico inovador que corrobora com o propósito destes sistemas em promover redução dos níveis de vibrações, bem como a manutenção da estabilidade e aderência do veículo diante de uma série de perfis de pista. Este funciona como um elemento de inércia de dois terminais, estabelecendo uma força de resistência proporcional à aceleração relativa entre ambos. A constante de proporcionalidade é denominada inertância e é medida em quilogramas (kg). O presente trabalho busca efetuar um estudo paramétrico dos modelos de suspensão de 1/4 e 1/2 veículo contendo um dispositivo inerter, molas e amortecedor, avaliando os impactos dos parâmetros de rigidez, amortecimento e inertância nos níveis de vibração quando os modelos são excitados por um perfil de pista randômico. São derivados os mapas de resposta dos modelos no tempo e na frequência diante de variações destes parâmetros, comparando-se o desempenho de um sistema de suspensão passiva com inerter e um sistema convencional (passivo sem inerter). As análises foram efetuadas a partir do software MATLAB, no qual foram conduzidas as simulações numéricas. Os resultados obtidos demonstram que a aplicação do inerter pode promover melhorias em termos de reduções da aceleração da massa suspensa, deflexão da suspensão, carga dinâmica nos pneus e aceleração angular de arfagem, comumente atribuídos como indicativos de performance de um sistema de suspensão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSuspensão (Veículos)pt_BR
dc.subject.keywordVibraçãopt_BR
dc.titleAnálise de suspensão automotiva utilizando dispositivo Inerterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T12:07:23Z-
dc.date.available2023-04-12T12:07:23Z-
dc.date.submitted2022-09-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34541-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoMorais, Marcus Vinicius Girão de-
dc.description.abstract1The development of innovations in vehicle suspension design has made it possible to build highly safe, comfortable and dynamically efficient vehicles. Nowadays automotive industry, the evolution of passive suspension systems and the technological advances acquired with the introduction of active and semi-active systems stand out. The inerter, in this context, appears as an innovative mechanical component that corroborates with the purpose of these systems to promote a reduction in vibration levels, as well as the maintenance of vehicle stability and grip on a series of road profiles. It works as a two-terminal inertia element, establishing a drag force proportional to the relative acceleration between the terminals. The proportionality constant is called inertance and is measured in kilograms (kg). This work aims to carry out a parametric study of the quarter and half vehicle suspension models containing an inerter device, springs and damper, evaluating the impacts of stiffness, damping and inertance parameters on vibration levels when the models are excited by a random track profile. The model’s response maps in time and frequency domains are derived in face of variations in these parameters, comparing the performance of a passive suspension system with an inerter and a conventional system (passive without inerter). Analysis were performed using MATLAB software, in which numerical simulations were carried out. The results obtained demonstrate that the application of the inerter can promote improvements in reducing the sprung mass acceleration, suspension deflection, dynamic tire load and pitch angular acceleration, commonly attributed as indicative of the performance of a suspension system.pt_BR
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