Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ávila, Suzana Moreira | - |
dc.contributor.author | Costa, Marcos Paulo Miranda | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Marcos Paulo Miranda. Análise de suspensão automotiva utilizando dispositivo Inerter. 2022. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de inovações no projeto de suspensões veiculares tornou possível a
construção de veículos altamente seguros, confortáveis e dinamicamente eficientes. Destacamse, na indústria automotiva atual, a evolução dos sistemas passivos de suspensão e os
avanços tecnológicos adquiridos com a introdução de sistemas ativos e semiativos. O inerter, nesse contexto, surge como um componente mecânico inovador que corrobora com
o propósito destes sistemas em promover redução dos níveis de vibrações, bem como a
manutenção da estabilidade e aderência do veículo diante de uma série de perfis de pista.
Este funciona como um elemento de inércia de dois terminais, estabelecendo uma força de
resistência proporcional à aceleração relativa entre ambos. A constante de proporcionalidade é denominada inertância e é medida em quilogramas (kg). O presente trabalho busca
efetuar um estudo paramétrico dos modelos de suspensão de 1/4 e 1/2 veículo contendo
um dispositivo inerter, molas e amortecedor, avaliando os impactos dos parâmetros de
rigidez, amortecimento e inertância nos níveis de vibração quando os modelos são excitados por um perfil de pista randômico. São derivados os mapas de resposta dos modelos no
tempo e na frequência diante de variações destes parâmetros, comparando-se o desempenho de um sistema de suspensão passiva com inerter e um sistema convencional (passivo
sem inerter). As análises foram efetuadas a partir do software MATLAB, no qual foram
conduzidas as simulações numéricas. Os resultados obtidos demonstram que a aplicação
do inerter pode promover melhorias em termos de reduções da aceleração da massa suspensa, deflexão da suspensão, carga dinâmica nos pneus e aceleração angular de arfagem,
comumente atribuídos como indicativos de performance de um sistema de suspensão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suspensão (Veículos) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vibração | pt_BR |
dc.title | Análise de suspensão automotiva utilizando dispositivo Inerter | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T12:07:23Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12T12:07:23Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34541 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Morais, Marcus Vinicius Girão de | - |
dc.description.abstract1 | The development of innovations in vehicle suspension design has made it possible to build
highly safe, comfortable and dynamically efficient vehicles. Nowadays automotive industry, the evolution of passive suspension systems and the technological advances acquired
with the introduction of active and semi-active systems stand out. The inerter, in this context, appears as an innovative mechanical component that corroborates with the purpose
of these systems to promote a reduction in vibration levels, as well as the maintenance
of vehicle stability and grip on a series of road profiles. It works as a two-terminal inertia element, establishing a drag force proportional to the relative acceleration between the
terminals. The proportionality constant is called inertance and is measured in kilograms
(kg). This work aims to carry out a parametric study of the quarter and half vehicle suspension models containing an inerter device, springs and damper, evaluating the impacts
of stiffness, damping and inertance parameters on vibration levels when the models are
excited by a random track profile. The model’s response maps in time and frequency domains are derived in face of variations in these parameters, comparing the performance of
a passive suspension system with an inerter and a conventional system (passive without
inerter). Analysis were performed using MATLAB software, in which numerical simulations were carried out. The results obtained demonstrate that the application of the inerter
can promote improvements in reducing the sprung mass acceleration, suspension deflection, dynamic tire load and pitch angular acceleration, commonly attributed as indicative
of the performance of a suspension system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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