Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34529
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarianaLopesToni_tcc.pdf19,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Coleção Aurea : o design paramétrico na joalheria
Autor(es): Toni, Mariana Lopes
Orientador(es): Siqueira, Nayara Moreno de
Assunto: Joalherias
Design
Design de produtos
Modelagem 3D
Data de apresentação: 27-Abr-2022
Data de publicação: 11-Abr-2023
Referência: TONI, Mariana Lopes. Coleção Aurea: o design paramétrico na joalheria. 2022. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Com a chegada da manufatura aditiva e do design paramétrico, novas portas foram abertas para o design de produtos. No campo da joalheria, foi observado que, apesar do uso da modelagem e impressão 3D como formas de criar protótipos, o uso das ferramentas de design paramétrico ainda é muito incipiente. Com o propósito de difundir essa nova forma de projetar, foi elaborada uma coleção de joias paramétricas, apoiada nos métodos de projeto de Baxter (2000) e Croce (2018). Baseada no número de ouro da matemática e inspirada pela sequência de Fibonacci, a coleção Aurea foi desenvolvida por meio do software paramétrico Grasshopper, um plug in do Rhinoceros, e busca conciliar a beleza das joias com a ideia de perfeição da razão áurea.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.