Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisGustavoAvelinoLimaJacinto_tcc.pdfTrabalho de conclusão de curso6,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicativo para o sistema operacional iOS integrado a um sistema tutor inteligente para apoio à educação
Autor(es): Jacinto, Luis Gustavo Avelino de Lima
Orientador(es): Rissoli, Vandor Roberto Vilardi
Assunto: Inteligência artificial
Dispositivos móveis
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 11-Abr-2023
Referência: JACINTO, Luis Gustavo Avelino de Lima. Aplicativo para o sistema operacional iOS integrado a um sistema tutor inteligente para apoio à educação. 2022. 111 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A correta utilização da informática no contexto educacional pode promover melhorias ao processo de aprendizagem e assimilação de conteúdo. Os Sistemas Tutores Inteligentes (STIs) atuam nesse contexto, uma vez que são programas destinados ao ensino e que utilizam técnicas de Inteligência Artificial para melhorar e individualizar a experiência de aprendizagem. Nessa conjuntura, softwares como o Sistema de Apoio Educacional (SAE), que é um STI, foram desenvolvidos para cumprir a finalidade de auxiliar diferentes perfis de usuários, como discentes e docentes, que participam de forma direta ou indireta do processo de ensino e de aprendizagem. Contudo, muitos destes sistemas não foram construídos visando os dispositivos móveis, que se tornaram parte da vida moderna e são um possível aliado à Educação. Consciente dessa situação, a presente pesquisa teve como objetivo prover aos estudantes usuários do SAE a facilidade de acesso e utilização deste sistema, com o intuito de contribuir ao contexto educacional, fornecendo agilidade para continuidade do processo de aprendizagem, por intermédio dos dispositivos móveis. Assim, trata-se de uma pesquisa aplicada, que utilizou os procedimentos de pesquisa bibliográfica e produção tecnológica para compreender o contexto e desenvolver um aplicativo do SAE para o sistema operacional iOS que possa auxiliar no processo de aprendizagem. Foram utilizadas as metodologias Scrum e Kanban, na etapa de desenvolvimento, que abrangeu o levantamento e priorização de requisitos, fases de implementação e teste da aplicação. Os resultados apresentados tiveram como base dois principais aspectos: as experiências subjetivas dos usuários que testaram o software e a partir da análise do atendimento aos objetivos propostos às funcionalidades desenvolvidas.
Abstract: The correct use of information technology in the educational context can promote im provements to the processes of learning and assimilation of content. Intelligent Tutoring Systems (ITS) operates in this context, since they are programs intended for teaching and use Artificial Intelligence techniques to improve and individualize the learning expe rience. In this conjuncture, softwares such as the Sistema de Apoio Educacional (SAE, which is an ITS, were developed to fulfill the purpose of assisting different user profiles, such as students and professors, who participate directly or indirectly in the teaching and learning processes. However, many of these systems were not built with mobile devices in mind, which have become part of modern life and are a possible ally to Education. Aware of this situation, the present research aimed to provide students using SAE with ease of access and use of this system, in order to contribute to the educational context, providing agility for the continuity of the learning process, through mobile devices. Thus, it is an applied research, which used the procedures of bibliographic research and technological production to understand the context and develop a SAE application for the iOS operat ing system that can assist in the learning process. Scrum and Kanban methodologies were used in the development stage that covered the requirements gathering and prioritization, implementation phases and application testing. The results presented were based on two main aspects: the subjective experiences of the users who tested the software and from the analysis of the fulfillment of the proposed objectives of the developed functionalities.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.