Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34518
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndrewLucasGuedesDeSouza_tcc.pdfTrabalho de conclusão de curso3,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pytuga Web : uma ferramenta de apoio ao ensino de programação em português
Autor(es): Souza, Andrew Lucas Guedes de
Orientador(es): Sampaio, Renato Coral
Assunto: Desenvolvimento web
Linguagem de programação - Python
Data de apresentação: 3-Out-2022
Data de publicação: 11-Abr-2023
Referência: SOUZA, Andrew Lucas Guedes de. Pytuga Web: uma ferramenta de apoio ao ensino de programação em português. 2022. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O ensino de programação é um processo desafiador que traz algumas dificuldades adicionais tanto para o professor quanto para o estudante. Além do processo de apreensão de novos conceitos e do desenvolvimento de técnicas e habilidades, a programação impõe desafios técnicos na configuração de ambientes, ferramentas e controle de versão. A dificuldade de configuração e a heterogeneidade dos ambientes de execução traz uma série de complicações tanto para alunos quanto para professores. Dessa forma, diversas ferramentais foram desenvolvidas com o objetivo de facilitar esse processo. Entre essas ferramentas se encontra o Pytuguês, uma versão em português da linguagem de programação Python que visa facilitar o aprendizado de estudantes falantes da língua portuguesa. Porém, o ambiente de desenvolvimento do Pytuguês possui dificuldades de distribuição devido a complexidade na instalação de pacotes e preparação de ambiente. Então com o intuito de facilitar a utilização do Pytuguês, este trabalho apresenta o desenvolvimento do Pytuga Web, uma ferramenta que permite a execução de código Pytuguês através de um navegador. Esta ferramenta possibilita ao usuário aprender os conceitos básicos de programação através da criação de desenhos gráficos utilizando código em português.
Abstract: Teaching programming is a challenging process that brings some additional difficulties for both the teacher and the student. In addition to the process of apprehending new con cepts and developing techniques and skills, programming imposes technical challenges in configuring environments, tools and version control. The configuration difficulty and the heterogeneity of execution environments brings a series of complications for both students and teachers. Thus, several tools were developed with the objective of facilitating this pro cess. Among these tools is Pytuguês, a Portuguese version of the Python programming language that aims to facilitate the learning of Portuguese-speaking students. However, the Pytuguês development environment has distribution difficulties due to the complexity of installing packages and preparing the environment. So in order to facilitate the use of Pytuguês, this work presents the development of Pytuga Web, a tool that allows the exe cution of Pytuguês code in a browser. This tool allows the user to learn the basic concepts of programming through the creation of graphic drawings using code in Portuguese.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.