Título: | Avaliação e melhoria de jogos para aprendizagem de IHC : implementando mecanismos de usabilidade |
Autor(es): | Cirqueira, João Pedro Soares Soares Junior, Moacir Mascarenha |
Orientador(es): | Sales, André Barros de |
Assunto: | Software - qualidade Usabilidade (Computação) Jogos digitais |
Data de apresentação: | 18-Nov-2022 |
Data de publicação: | 11-Abr-2023 |
Referência: | CIRQUEIRA, João Pedro Soares; SOARES JÚNIOR, Moacir Mascarenha. Avaliação e melhoria de jogos para aprendizagem de IHC: implementando mecanismos de usabilidade. 2022. 147 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A usabilidade é importante para a qualidade de um software, pois está relacionada com
a facilidade do usuário em interagir com o software, melhorando assim a experiência do
usuário. A usabilidade no contexto da engenharia de software possui características e seus
subtipos, nomeados como mecanismo de usabilidade. Este trabalho tem como principal
objetivo avaliar a usabilidade de dois jogos em relação aos mecanismos de usabilidade e
implementar melhorias. A pesquisa foi dividida em quatro fases, sendo elas: (i) elaboração
do projeto de pesquisa, (ii) entendimento dos jogos, (iii) coleta e avaliação, e (iv) proposta
e implementações de melhorias. Neste trabalho, as fases i, ii, iii, iv foram executadas para
os jogos PersonaDesignGame (PDG) e Universidade das Heurísticas (UnH). Os resultados
obtidos, com a execução das fases, foram: o grau de implementação dos mecanismos de
usabilidade e a lista de problemas encontrados, sendo assim, possível planejar e realizar
melhorias na usabilidade dos jogos. |
Abstract: | Usability is important for the quality of software, as it is related to the how easy is
to interact with the software and can improve the user’s experience. Usability in the
context of software engineering has characteristics and its subtypes, named as usability
mechanism. This work aims to evaluate the usability of two games in relation to a set of
usability mechenisms and implementation improvements. The research was divided into
four phases, namely: (i) elaboration of the research project, (ii) understanding the games,
(iii) collection and evaluation and (iv) Improvement proposal and implementations. In
this work phases i, ii, iii, iv were performed for the games PersonaDesignGame (PDG)
and Universidade das Heuristics (UnH). The results obtained, with the execution of the
phases, are: the degree of implementation of the usability mechanisms, a list of problems
found, being possible to plan and carry out improvements in the usability of the games. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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