Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoPedroCirqueira_MoacirMascarenha_tcc.pdfTrabalho de conclusão de curso4,64 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSales, André Barros de-
dc.contributor.authorCirqueira, João Pedro Soares-
dc.contributor.authorSoares Junior, Moacir Mascarenha-
dc.identifier.citationCIRQUEIRA, João Pedro Soares; SOARES JÚNIOR, Moacir Mascarenha. Avaliação e melhoria de jogos para aprendizagem de IHC: implementando mecanismos de usabilidade. 2022. 147 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA usabilidade é importante para a qualidade de um software, pois está relacionada com a facilidade do usuário em interagir com o software, melhorando assim a experiência do usuário. A usabilidade no contexto da engenharia de software possui características e seus subtipos, nomeados como mecanismo de usabilidade. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar a usabilidade de dois jogos em relação aos mecanismos de usabilidade e implementar melhorias. A pesquisa foi dividida em quatro fases, sendo elas: (i) elaboração do projeto de pesquisa, (ii) entendimento dos jogos, (iii) coleta e avaliação, e (iv) proposta e implementações de melhorias. Neste trabalho, as fases i, ii, iii, iv foram executadas para os jogos PersonaDesignGame (PDG) e Universidade das Heurísticas (UnH). Os resultados obtidos, com a execução das fases, foram: o grau de implementação dos mecanismos de usabilidade e a lista de problemas encontrados, sendo assim, possível planejar e realizar melhorias na usabilidade dos jogos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSoftware - qualidadept_BR
dc.subject.keywordUsabilidade (Computação)pt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.titleAvaliação e melhoria de jogos para aprendizagem de IHC : implementando mecanismos de usabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-11T11:53:35Z-
dc.date.available2023-04-11T11:53:35Z-
dc.date.submitted2022-11-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34511-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Usability is important for the quality of software, as it is related to the how easy is to interact with the software and can improve the user’s experience. Usability in the context of software engineering has characteristics and its subtypes, named as usability mechanism. This work aims to evaluate the usability of two games in relation to a set of usability mechenisms and implementation improvements. The research was divided into four phases, namely: (i) elaboration of the research project, (ii) understanding the games, (iii) collection and evaluation and (iv) Improvement proposal and implementations. In this work phases i, ii, iii, iv were performed for the games PersonaDesignGame (PDG) and Universidade das Heuristics (UnH). The results obtained, with the execution of the phases, are: the degree of implementation of the usability mechanisms, a list of problems found, being possible to plan and carry out improvements in the usability of the games.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.