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Título: Avaliação e melhoria de jogos para aprendizagem de IHC : implementando mecanismos de usabilidade
Autor(es): Cirqueira, João Pedro Soares
Soares Junior, Moacir Mascarenha
Orientador(es): Sales, André Barros de
Assunto: Software - qualidade
Usabilidade (Computação)
Jogos digitais
Data de apresentação: 18-Nov-2022
Data de publicação: 11-Abr-2023
Referência: CIRQUEIRA, João Pedro Soares; SOARES JÚNIOR, Moacir Mascarenha. Avaliação e melhoria de jogos para aprendizagem de IHC: implementando mecanismos de usabilidade. 2022. 147 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A usabilidade é importante para a qualidade de um software, pois está relacionada com a facilidade do usuário em interagir com o software, melhorando assim a experiência do usuário. A usabilidade no contexto da engenharia de software possui características e seus subtipos, nomeados como mecanismo de usabilidade. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar a usabilidade de dois jogos em relação aos mecanismos de usabilidade e implementar melhorias. A pesquisa foi dividida em quatro fases, sendo elas: (i) elaboração do projeto de pesquisa, (ii) entendimento dos jogos, (iii) coleta e avaliação, e (iv) proposta e implementações de melhorias. Neste trabalho, as fases i, ii, iii, iv foram executadas para os jogos PersonaDesignGame (PDG) e Universidade das Heurísticas (UnH). Os resultados obtidos, com a execução das fases, foram: o grau de implementação dos mecanismos de usabilidade e a lista de problemas encontrados, sendo assim, possível planejar e realizar melhorias na usabilidade dos jogos.
Abstract: Usability is important for the quality of software, as it is related to the how easy is to interact with the software and can improve the user’s experience. Usability in the context of software engineering has characteristics and its subtypes, named as usability mechanism. This work aims to evaluate the usability of two games in relation to a set of usability mechenisms and implementation improvements. The research was divided into four phases, namely: (i) elaboration of the research project, (ii) understanding the games, (iii) collection and evaluation and (iv) Improvement proposal and implementations. In this work phases i, ii, iii, iv were performed for the games PersonaDesignGame (PDG) and Universidade das Heuristics (UnH). The results obtained, with the execution of the phases, are: the degree of implementation of the usability mechanisms, a list of problems found, being possible to plan and carry out improvements in the usability of the games.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
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