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Título: Ensaio sobre design de gamificação no contexto corporativo
Autor(es): Farage, Helena Callaça Gadioli
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Gamificação
Trabalho
Trabalho - desempenho
Jogos
Ética
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 11-Abr-2023
Referência: FARAGE, Helena Callaça Gadioli. Ensaio sobre design de gamificação no contexto corporativo. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo aborda o tema da gamificação, dedicando-se à articulação de conceitos teóricos e à análise de promoção de engajamento, destacando-se a sua dimensão ética. Para tanto, é realizada uma comparação entre os conceitos de jogo e trabalho, com intuito de identificar suas principais dissimilitudes que podem comprometer as transposições diretas em processos de gamificação. Dada a atual difusão expansão estratégias de engajamento aplicadas ao ambiente corporativo que visam motivar os trabalhadores, torna-se necessário identificar estas estratégias e refletir sobre as suas implicações e limites éticos. Enquanto resultado, são propostas sugestões de práticas que podem ser adotadas por projetistas visando evitar o caráter nocivo da gamificação.
Abstract: This article addresses the topic of gamification, focusing on the articulation of theoretical concepts and the analysis of engagement promotion, highlighting its ethical dimension. Therefore, a comparison is made between the concepts of game and work to identify their main dissimilarities that can compromise direct transpositions in gamification processes. Given the current spread of engagement strategies applied to the organizational environment that aim to motivate workers, it has become necessary to identify these strategies and reflect on their ethical implications and limits. As a result, we present suggestions of practices for designers in order to avoid the harmful character of gamification.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.
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