Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Tiago Barros Pontes e | - |
dc.contributor.author | Farage, Helena Callaça Gadioli | - |
dc.identifier.citation | FARAGE, Helena Callaça Gadioli. Ensaio sobre design de gamificação no contexto corporativo. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda o tema da gamificação, dedicando-se à articulação de
conceitos teóricos e à análise de promoção de engajamento, destacando-se a sua
dimensão ética. Para tanto, é realizada uma comparação entre os conceitos de jogo
e trabalho, com intuito de identificar suas principais dissimilitudes que podem
comprometer as transposições diretas em processos de gamificação. Dada a atual
difusão expansão estratégias de engajamento aplicadas ao ambiente corporativo que
visam motivar os trabalhadores, torna-se necessário identificar estas estratégias e
refletir sobre as suas implicações e limites éticos. Enquanto resultado, são propostas
sugestões de práticas que podem ser adotadas por projetistas visando evitar o caráter
nocivo da gamificação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ética | pt_BR |
dc.title | Ensaio sobre design de gamificação no contexto corporativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T11:28:42Z | - |
dc.date.available | 2023-04-11T11:28:42Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34508 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article addresses the topic of gamification, focusing on the articulation of
theoretical concepts and the analysis of engagement promotion, highlighting its ethical
dimension. Therefore, a comparison is made between the concepts of game and work
to identify their main dissimilarities that can compromise direct transpositions in
gamification processes. Given the current spread of engagement strategies applied to
the organizational environment that aim to motivate workers, it has become necessary
to identify these strategies and reflect on their ethical implications and limits. As a
result, we present suggestions of practices for designers in order to avoid the harmful
character of gamification. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Design
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