Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34488
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaLucimarLucena_OzaniaOliveira_tcc.pdf401,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A concepção de educador do campo na perspectiva dos educadores das escolas do campo no Distrito Federal
Autor(es): Lucena, Maria Lucimar Matos de
Oliveira, Ozania Lopes de
Orientador(es): Santos, Clarice Aparecida dos
Assunto: Educação do campo
Formação de professores
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 8-Set-2022
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: LUCENA, Maria Lucimar Matos de; OLIVEIRA, Ozania Lopes de. A concepção de educador do campo na perspectiva dos educadores das escolas do campo no Distrito Federal. 2022.31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a concepção de formação e o perfil de educador do campo do Distrito Federal, a partir da visão dos próprios educadores das Escolas do Campo do DF. A metodologia da pesquisa deu-se através de questionários pelo Google Forms com professores que atuam em Escolas do Campo do DF, participantes da formação do Programa Escola da Terra, e por meio de estudo documental e bibliográfico através das normativas e referenciais teóricos da Educação do Campo. A análise da pesquisa aponta para os aspectos teóricos e metodológicos da formação e do perfil docente, na visão dos próprios educadores das escolas do campo, considerando as especificidades dos sujeitos do campo e a compreensão de que a formação continuada pode impactar positivamente tanto no contexto escolar dessas unidades de ensino quanto no desenvolvimento do próprio território camponês. Neste sentido, o caráter emancipatório, constituinte da Educação do Campo em seus pilares fundantes, é referenciado pelas falas dos sujeitos da pesquisa, à medida que vai se tecendo um diálogo com a formação docente pensada por esses mesmos sujeitos. A formação em alternância e a práxis reflexiva são destacadas como necessárias à metodologia de formação e à superação da ausência de vínculo dos educadores com a cultura do campo.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo comprender el concepto de formación y el perfil de los educadores rurales, desde el punto de vista de los educadores de las Escuelas Rurales del Distrito Federal. La metodología de investigación se llevó a cabo a través de cuestionarios utilizando formularios de Google con profesores que actúan en Escolas do Campo do DF, participantes en la formación del curso Escola da Terra, y a través de estudios documentales y bibliográficos de las normas y referencias de Educación Rural. El análisis de la investigación apunta a los aspectos teóricos y metodológicos de la formación y el perfil docente, en la visión de los educadores de las escuelas rurales, considerando las especificidades de los sujetos rurales y el entendimiento de que la formación continua puede impactar positivamente en el contexto escolar del campo. En ese sentido, el carácter emancipatorio, constituyendo la Educación Rural en sus pilares fundacionales, son referenciados por los discursos de los sujetos de investigación, en tanto se teje un diálogo con una formación docente diseñada por estos mismos sujetos. La alternancia pedagógica y la praxis reflexiva se destacan como necesarias para la metodología formativa y para la superación de la desvinculación de los educadores con la cultura rural.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.