Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Clarice Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Lucena, Maria Lucimar Matos de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ozania Lopes de | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Maria Lucimar Matos de; OLIVEIRA, Ozania Lopes de. A concepção de educador do campo na perspectiva dos educadores das escolas do campo no Distrito Federal. 2022.31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo compreender a concepção de formação e o perfil de
educador do campo do Distrito Federal, a partir da visão dos próprios educadores das Escolas
do Campo do DF. A metodologia da pesquisa deu-se através de questionários pelo Google
Forms com professores que atuam em Escolas do Campo do DF, participantes da formação do
Programa Escola da Terra, e por meio de estudo documental e bibliográfico através das
normativas e referenciais teóricos da Educação do Campo. A análise da pesquisa aponta para
os aspectos teóricos e metodológicos da formação e do perfil docente, na visão dos próprios
educadores das escolas do campo, considerando as especificidades dos sujeitos do campo e a
compreensão de que a formação continuada pode impactar positivamente tanto no contexto
escolar dessas unidades de ensino quanto no desenvolvimento do próprio território camponês.
Neste sentido, o caráter emancipatório, constituinte da Educação do Campo em seus pilares
fundantes, é referenciado pelas falas dos sujeitos da pesquisa, à medida que vai se tecendo um
diálogo com a formação docente pensada por esses mesmos sujeitos. A formação em alternância
e a práxis reflexiva são destacadas como necessárias à metodologia de formação e à superação
da ausência de vínculo dos educadores com a cultura do campo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.title | A concepção de educador do campo na perspectiva dos educadores das escolas do campo no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T15:41:07Z | - |
dc.date.available | 2023-04-06T15:41:07Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34488 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Este artículo tiene como objetivo comprender el concepto de formación y el perfil de los
educadores rurales, desde el punto de vista de los educadores de las Escuelas Rurales del
Distrito Federal. La metodología de investigación se llevó a cabo a través de cuestionarios
utilizando formularios de Google con profesores que actúan en Escolas do Campo do DF,
participantes en la formación del curso Escola da Terra, y a través de estudios documentales y
bibliográficos de las normas y referencias de Educación Rural. El análisis de la investigación
apunta a los aspectos teóricos y metodológicos de la formación y el perfil docente, en la visión
de los educadores de las escuelas rurales, considerando las especificidades de los sujetos rurales
y el entendimiento de que la formación continua puede impactar positivamente en el contexto
escolar del campo. En ese sentido, el carácter emancipatorio, constituyendo la Educación Rural
en sus pilares fundacionales, son referenciados por los discursos de los sujetos de investigación,
en tanto se teje un diálogo con una formación docente diseñada por estos mismos sujetos. La
alternancia pedagógica y la praxis reflexiva se destacan como necesarias para la metodología
formativa y para la superación de la desvinculación de los educadores con la cultura rural. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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