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Título: Germinar, florescer e colher educação do campo no centro educacional Incra 09
Autor(es): Oliveira, Márcio Régis Moura de
Orientador(es): Santos, Clarice Aparecida dos
Assunto: Distrito Federal (DF) - educação
Políticas públicas
Educação do campo
Data de apresentação: 21-Out-2022
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: OLIVEIRA, Márcio Régis Moura de. Germinar, florescer e colher educação do campo no centro educacional Incra 09. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do Centro Educacional INCRA 09, uma escola do campo localizada em Ceilândia (DF), nascida da demanda dos assentados e assentadas que vieram para Brasília na época de sua construção, entre 1957 e 1960, e receberam lotes do Instituto Nacional de Colonização na Reforma Agrária (INCRA), à luz da legislação da Educação do Campo em âmbito Federal e do Distrito Federal. As normativas da Educação do Campo deram sustentação à política de educação do Centro Educacional INCRA 09, principalmente no que se refere à sua gestão participativa, à valorização da identidade e cultura camponesa, ao respeito à diversidade e ao meio ambiente em suas práticas e adotando, para tanto, metodologias adequadas, com conteúdo mais condizente com a realidade dos educandos e das educandas. A partir de uma análise da documentação da Escola, de seu Projeto Político Pedagógico e Atas das reuniões com representantes da comunidade escolar, foi possível perceber como se configura a gestão da escola, assim como a importância da política de educação para os povos do campo e como os movimentos seguem resistindo mesmo com o desmonte das políticas educacionais imbricado com a pandemia da COVID-19, que deixou milhares de crianças e adolescentes sem acesso à educação.
Abstract: This article aims to report the experience of Centro Educacional INCRA 09, a rural school located in Ceilândia (DF), born from the demand of settlers who came to Brasília at the time of its construction between 1957 and 1960, and received lots from the National Institute of Colonization in Agrarian Reform (INCRA), in light of the legislation on Rural Education in the Federal and Federal District. The Countryside Education regulations supported the Countryside Education Policy at Centro Educacional INCRA 09, mainly with regard to its participatory management, the valorization of peasant identity and culture, respect for diversity and the environment in its practices and adopting, for this purpose, adequate methodologies, with contents more in line with the reality of the students. From an analysis of the School's documentation, its Pedagogical Political Project and Minutes of meetings with representatives of the school community, it was possible to perceive how school management is configured, as well as the importance of education policy for rural and rural peoples. how the movements continue to resist even with the dismantling of educational policies intertwined with the COVID-19 pandemic, which left thousands of children and adolescents without access to education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
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