Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Clarice Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Márcio Régis Moura de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Márcio Régis Moura de. Germinar, florescer e colher educação do campo no centro educacional Incra 09. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do Centro Educacional INCRA 09,
uma escola do campo localizada em Ceilândia (DF), nascida da demanda dos assentados e
assentadas que vieram para Brasília na época de sua construção, entre 1957 e 1960, e receberam
lotes do Instituto Nacional de Colonização na Reforma Agrária (INCRA), à luz da legislação
da Educação do Campo em âmbito Federal e do Distrito Federal. As normativas da Educação
do Campo deram sustentação à política de educação do Centro Educacional INCRA 09,
principalmente no que se refere à sua gestão participativa, à valorização da identidade e cultura
camponesa, ao respeito à diversidade e ao meio ambiente em suas práticas e adotando, para
tanto, metodologias adequadas, com conteúdo mais condizente com a realidade dos educandos
e das educandas. A partir de uma análise da documentação da Escola, de seu Projeto Político
Pedagógico e Atas das reuniões com representantes da comunidade escolar, foi possível
perceber como se configura a gestão da escola, assim como a importância da política de
educação para os povos do campo e como os movimentos seguem resistindo mesmo com o
desmonte das políticas educacionais imbricado com a pandemia da COVID-19, que deixou
milhares de crianças e adolescentes sem acesso à educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Germinar, florescer e colher educação do campo no centro educacional Incra 09 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T15:40:54Z | - |
dc.date.available | 2023-04-06T15:40:54Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34487 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to report the experience of Centro Educacional INCRA 09, a rural
school located in Ceilândia (DF), born from the demand of settlers who came to Brasília at the
time of its construction between 1957 and 1960, and received lots from the National Institute
of Colonization in Agrarian Reform (INCRA), in light of the legislation on Rural Education in
the Federal and Federal District. The Countryside Education regulations supported the
Countryside Education Policy at Centro Educacional INCRA 09, mainly with regard to its
participatory management, the valorization of peasant identity and culture, respect for diversity
and the environment in its practices and adopting, for this purpose, adequate methodologies,
with contents more in line with the reality of the students. From an analysis of the School's
documentation, its Pedagogical Political Project and Minutes of meetings with representatives
of the school community, it was possible to perceive how school management is configured, as
well as the importance of education policy for rural and rural peoples. how the movements
continue to resist even with the dismantling of educational policies intertwined with the
COVID-19 pandemic, which left thousands of children and adolescents without access to
education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|