Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JulioCesarAmaroSilva_tcc.pdf469,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação do campo como política pública e organização social como estratégia de garantia de direitos
Autor(es): Silva, Júlio César Amaro e
Orientador(es): Santos, Clarice Aparecida dos
Assunto: Educação do campo
Políticas públicas
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 24-Set-2022
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: SILVA, Júlio César Amaro e. Educação do campo como política pública e organização social como estratégia de garantia de direitos. 2022. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: O texto que segue demonstra possíveis motivações, distintos aspectos conceituais, bem como desenvolvimento, atores envolvidos e necessidade de fins para que se estabeleçam as Políticas Públicas. Assim, busca-se uma vinculação da Educação do Campo e seu reconhecimento como modalidade de ensino também como um movimento característico das Políticas Públicas que aqui devem ser compreendidas – assim como o campo o é – de forma desvinculada da transitoriedade governamental, o que exige dos grupos e agentes envolvidos organização social como estratégia de garantia de direitos diante de situações e conjunturas que sugerem o fim dessas políticas. Para isso, a opinião pública e o apoio da comunidade escolar são apontados como uma necessidade, bem como domínio de tecnologias, formação específica e contínua dos professores e demais profissionais envolvidos no respectivo processo como um movimento de correlação de força. Os métodos, bem como sustentação para o que segue se dá por meio de pesquisa e referencial bibliográfico e legal, além de uma pesquisa acerca do perfil dos profissionais e instrumentos necessários para o exercício da Educação do Campo enquanto Modalidade de Ensino no Distrito Federal.
Abstract: The text that follows demonstrates possible motivations, different conceptual aspects, as well as development, actors involved and the need for purposes in order to establish Public Policies. Thus, we seek to link Rural Education and its recognition as a teaching modality as well as a characteristic movement of Public Policies that must be understood here - just as the countryside is - in a way that is detached from governmental transience, which requires from the groups and agents involved social organization as a strategy to guarantee rights in situations and situations that suggest the end of these policies. For this, public opinion and the support of the school community are pointed out as a necessity, as well as mastery of technologies, specific and continuous training of teachers and other professionals involved in the respective process as a force correlation movement. The methods, as well as support for what follows, is done through research and bibliographic and legal references, in addition to a research on the profile of professionals and necessary instruments for the exercise of Rural Education as a Teaching Modality in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.