Título: | Educação do campo como política pública e organização social como estratégia de garantia de direitos |
Autor(es): | Silva, Júlio César Amaro e |
Orientador(es): | Santos, Clarice Aparecida dos |
Assunto: | Educação do campo Políticas públicas Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 24-Set-2022 |
Data de publicação: | 6-Abr-2023 |
Referência: | SILVA, Júlio César Amaro e. Educação do campo como política pública e organização social como estratégia de garantia de direitos. 2022. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. |
Resumo: | O texto que segue demonstra possíveis motivações, distintos aspectos conceituais, bem como
desenvolvimento, atores envolvidos e necessidade de fins para que se estabeleçam as Políticas
Públicas. Assim, busca-se uma vinculação da Educação do Campo e seu reconhecimento como
modalidade de ensino também como um movimento característico das Políticas Públicas que
aqui devem ser compreendidas – assim como o campo o é – de forma desvinculada da
transitoriedade governamental, o que exige dos grupos e agentes envolvidos organização social
como estratégia de garantia de direitos diante de situações e conjunturas que sugerem o fim
dessas políticas. Para isso, a opinião pública e o apoio da comunidade escolar são apontados
como uma necessidade, bem como domínio de tecnologias, formação específica e contínua dos
professores e demais profissionais envolvidos no respectivo processo como um movimento de
correlação de força. Os métodos, bem como sustentação para o que segue se dá por meio de
pesquisa e referencial bibliográfico e legal, além de uma pesquisa acerca do perfil dos
profissionais e instrumentos necessários para o exercício da Educação do Campo enquanto
Modalidade de Ensino no Distrito Federal. |
Abstract: | The text that follows demonstrates possible motivations, different conceptual aspects, as well
as development, actors involved and the need for purposes in order to establish Public Policies.
Thus, we seek to link Rural Education and its recognition as a teaching modality as well as a
characteristic movement of Public Policies that must be understood here - just as the countryside
is - in a way that is detached from governmental transience, which requires from the groups and
agents involved social organization as a strategy to guarantee rights in situations and situations
that suggest the end of these policies. For this, public opinion and the support of the school
community are pointed out as a necessity, as well as mastery of technologies, specific and
continuous training of teachers and other professionals involved in the respective process as a
force correlation movement. The methods, as well as support for what follows, is done through
research and bibliographic and legal references, in addition to a research on the profile of
professionals and necessary instruments for the exercise of Rural Education as a Teaching
Modality in the Federal District. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.