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Título: A auto-organização dos/das jovens da escola do campo CED PADF no estudo das práticas agroecológicas em comunidades : caminhos apontados para transformação da escola
Autor(es): Lourenço, Vanilson Jose
Orientador(es): Molina, Mônica Castagna
Coorientador(es): Souza, Cleide Maria de
Assunto: Agroecologia
Jovens
Educação do campo
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 27-Jul-2022
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: LOURENÇO, Vanilson Jose. A auto-organização dos/das jovens da escola do campo CED PADF no estudo das práticas agroecológicas em comunidades: caminhos apontados para transformação da escola. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida na escola CED PAD-DF, a partir da motivação gerada pelo Programa Escola da Terra realizado pela parceria entre Secretaria de educação do Distrito Federal, Universidade de Brasília e Ministério da Educação, que tem como foco a formação continuada de Educadores/as das escolas do campo do Distrito Federal. O objetivo foi e está sendo, analisar como a Agroecologia se apresenta nas práticas produtivas dos estudantes /as e suas comunidades, a partir da inserção das categorias da Pedagogia Socialista na construção do inventário. A abordagem qualitativa apoiada no Materialismo Histórico Dialético foi adotada como metodologia da pesquisa. Os sujeitos participantes foram educadores/as e estudantes das turmas de sexto e nono ano do Ensino Fundamental da Escola do campo CED PAD-DF. No decorrer do processo de pesquisa, percebemos que as ações realizadas na escola CED PAD-DF, tem trazido resultados positivos na direção da efetivação como Escola do Campo. Porém, existe a necessidade de refletir sobre os aspectos evidenciados por educadores e estudantes, de modo a construir uma nova proposta de escola que fortaleça a afirmação da identidade como Escola do Campo, contribua para que os/as jovens se reconheçam como sujeitos dispostos a lutar pela permanência no campo com qualidade de vida.
Abstract: This research was developed at Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (CED PAD-DF) since the motivation generated by the participation as a student in the Escola da Terra Program, which is a partnership between the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, the Universidade de Brasília and the Ministério da Educação (MEC), whose focus is the continuing education of educators from rural schools. The objective has been to analyze how Agroecology is present in the productive practices of students and their communities through the insertion of Socialist Pedagogy categories in the construction of the Historical, Social and Cultural Inventory of CED PAD-DF. A qualitative approach based on Dialectical Historical Materialism was used as a research methodology. The participants were educators and students from the sixth and ninth grade classes of the CED PAD-DF. During the research process, we found that the actions applied have brought positive results towards its realization as rural school. However, there is a need to reflect on the aspects highlighted by educators and students, in order to build a new proposal for a school that strengthens the affirmation of identity as a rural and contributes to the recognition of young people as subjects willing to fight for permanence in the rural area with quality of life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
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