Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Vanilson Jose | - |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Vanilson Jose. A auto-organização dos/das jovens da escola do campo CED PADF no estudo das práticas agroecológicas em comunidades: caminhos apontados para transformação da escola. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida na escola CED PAD-DF, a partir da motivação gerada pelo
Programa Escola da Terra realizado pela parceria entre Secretaria de educação do Distrito
Federal, Universidade de Brasília e Ministério da Educação, que tem como foco a formação
continuada de Educadores/as das escolas do campo do Distrito Federal. O objetivo foi e está
sendo, analisar como a Agroecologia se apresenta nas práticas produtivas dos estudantes /as e
suas comunidades, a partir da inserção das categorias da Pedagogia Socialista na construção
do inventário. A abordagem qualitativa apoiada no Materialismo Histórico Dialético foi
adotada como metodologia da pesquisa. Os sujeitos participantes foram educadores/as e
estudantes das turmas de sexto e nono ano do Ensino Fundamental da Escola do campo CED
PAD-DF. No decorrer do processo de pesquisa, percebemos que as ações realizadas na escola
CED PAD-DF, tem trazido resultados positivos na direção da efetivação como Escola do
Campo. Porém, existe a necessidade de refletir sobre os aspectos evidenciados por educadores
e estudantes, de modo a construir uma nova proposta de escola que fortaleça a afirmação da
identidade como Escola do Campo, contribua para que os/as jovens se reconheçam como
sujeitos dispostos a lutar pela permanência no campo com qualidade de vida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.title | A auto-organização dos/das jovens da escola do campo CED PADF no estudo das práticas agroecológicas em comunidades : caminhos apontados para transformação da escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T15:40:36Z | - |
dc.date.available | 2023-04-06T15:40:36Z | - |
dc.date.submitted | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34485 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Souza, Cleide Maria de | - |
dc.description.abstract1 | This research was developed at Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido
do Distrito Federal (CED PAD-DF) since the motivation generated by the participation as a
student in the Escola da Terra Program, which is a partnership between the Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal, the Universidade de Brasília and the Ministério da
Educação (MEC), whose focus is the continuing education of educators from rural schools.
The objective has been to analyze how Agroecology is present in the productive practices of
students and their communities through the insertion of Socialist Pedagogy categories in the
construction of the Historical, Social and Cultural Inventory of CED PAD-DF. A qualitative
approach based on Dialectical Historical Materialism was used as a research methodology.
The participants were educators and students from the sixth and ninth grade classes of the
CED PAD-DF. During the research process, we found that the actions applied have brought
positive results towards its realization as rural school. However, there is a need to reflect on
the aspects highlighted by educators and students, in order to build a new proposal for a
school that strengthens the affirmation of identity as a rural and contributes to the recognition
of young people as subjects willing to fight for permanence in the rural area with quality of
life. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|