Título: | As práticas realizadas pela mulher camponesa e pela Escola Classe Ponte Alta de Cima do Gama-DF na perspectiva dos princípios agroecológicos |
Autor(es): | Oliveira, Joselita Castro Alves, Josie Melo Do Nascimento Luz, Neuza Claudia Pereira Andrade da |
Orientador(es): | Teixeira, Sérgio Luiz |
Assunto: | Agroecologia Práticas pedagógicas Mulheres Educação do campo |
Data de apresentação: | 25-Ago-2022 |
Data de publicação: | 6-Abr-2023 |
Referência: | ALVES, Josie Melo Do Nascimento; LUZ, Neuza Claudia Pereira Andrade da; OLIVEIRA, Joselita Castro. As práticas realizadas pela mulher camponesa e pela Escola Classe Ponte Alta de Cima do Gama-DF na perspectiva dos princípios agroecológicos. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. |
Resumo: | Este trabalho investiga, na perspectiva dos princípios agroecológicos, as práticas da
mulher camponesa e como elas podem contribuir com a práxis pedagógica da Escola
Classe Ponte Alta de Cima (ECPAC) / Gama, Distrito Federal (DF). Nele contém
elementos que buscam evidenciar a importância desses saberes femininos, a relação
com a terra, sua resistência e relevância para a agricultura. Tem como objetivo geral
identificar práticas pedagógicas realizadas pelas mulheres do campo para o
desenvolvimento de produção de alimentos na perspectiva agroecológica e associar
ao Projeto Horta realizado nesta Unidade de Ensino. A pesquisa foi elaborada a partir
da análise da entrevista semiestruturada realizada com a dona Tereza, moradora da
região denominada Buracão, localizada nas mediações circunvizinhas da escola. O
trabalho utiliza ainda leitura de fontes documentais, entre eles registros pessoais, as
Diretrizes da Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal (SEEDF), o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Inventário Histórico, Social,
Cultural e Ambiental da ECPAC em construção desde 2015. Os estudos foram
embasada em Caldart (2012) e Ribeiro (2017) no tocante aos conhecimentos em
Educação do Campo e Agroecologia e a presença das mulheres é citada pelos
pesquisadores Öcalan (2016) quanto à sua expressividade na agricultura e Alentejano
(2012) nos movimentos sociais. Como resultado deste estudo, observa-se que os
conhecimentos e saberes locais se aproximam dos princípios agroecológicos e por
meio deles é possível fazer uma prática pedagógica contextualizada e mais
significativa. |
Abstract: | This paper investigates, from the perspective of agroecological principles, the practices
of peasant women and how they can contribute to the pedagogical praxis of the Escola
Classe Ponte Alta de Cima (ECPAC) / Gama, Distrito Federal (DF). It contains
elements that seek to highlight the importance of this feminine knowledge, the
relationship with the land, its resistance and relevance to agriculture. Its general
objective is to identify pedagogical practices carried out by rural women for the
development of food production from an agro-ecological perspective and to associate
it with the Vegetable Garden Project carried out in this Teaching Unit. The research
was developed from the analysis of the semi-structured interview conducted with Ms.
Tereza, a resident of the region called Buracão, located in the immediate surroundings
of the school. The work also uses the reading of documental sources, including
personal records, the Guidelines of Field Education of the Secretariat of Education of
the Federal District (SEEDF), the Political Pedagogical Project (PPP) and the
Historical, Social, Cultural and Environmental Inventory of ECPAC under construction
since 2015. The studies were based on Caldart (2012) and Ribeiro (2017) regarding
the knowledge in Field Education and Agroecology, and the presence of women is
cited by the researchers Öcalan (2016) regarding their expressiveness in agriculture
and Alentejano (2012) in social movements. As a result, it is observed that local
knowledge and wisdom are close to the agroecological principles and through them it
is possible to make a contextualized and more meaningful pedagogical practice. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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