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Título: As práticas realizadas pela mulher camponesa e pela Escola Classe Ponte Alta de Cima do Gama-DF na perspectiva dos princípios agroecológicos
Autor(es): Oliveira, Joselita Castro
Alves, Josie Melo Do Nascimento
Luz, Neuza Claudia Pereira Andrade da
Orientador(es): Teixeira, Sérgio Luiz
Assunto: Agroecologia
Práticas pedagógicas
Mulheres
Educação do campo
Data de apresentação: 25-Ago-2022
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: ALVES, Josie Melo Do Nascimento; LUZ, Neuza Claudia Pereira Andrade da; OLIVEIRA, Joselita Castro. As práticas realizadas pela mulher camponesa e pela Escola Classe Ponte Alta de Cima do Gama-DF na perspectiva dos princípios agroecológicos. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: Este trabalho investiga, na perspectiva dos princípios agroecológicos, as práticas da mulher camponesa e como elas podem contribuir com a práxis pedagógica da Escola Classe Ponte Alta de Cima (ECPAC) / Gama, Distrito Federal (DF). Nele contém elementos que buscam evidenciar a importância desses saberes femininos, a relação com a terra, sua resistência e relevância para a agricultura. Tem como objetivo geral identificar práticas pedagógicas realizadas pelas mulheres do campo para o desenvolvimento de produção de alimentos na perspectiva agroecológica e associar ao Projeto Horta realizado nesta Unidade de Ensino. A pesquisa foi elaborada a partir da análise da entrevista semiestruturada realizada com a dona Tereza, moradora da região denominada Buracão, localizada nas mediações circunvizinhas da escola. O trabalho utiliza ainda leitura de fontes documentais, entre eles registros pessoais, as Diretrizes da Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Inventário Histórico, Social, Cultural e Ambiental da ECPAC em construção desde 2015. Os estudos foram embasada em Caldart (2012) e Ribeiro (2017) no tocante aos conhecimentos em Educação do Campo e Agroecologia e a presença das mulheres é citada pelos pesquisadores Öcalan (2016) quanto à sua expressividade na agricultura e Alentejano (2012) nos movimentos sociais. Como resultado deste estudo, observa-se que os conhecimentos e saberes locais se aproximam dos princípios agroecológicos e por meio deles é possível fazer uma prática pedagógica contextualizada e mais significativa.
Abstract: This paper investigates, from the perspective of agroecological principles, the practices of peasant women and how they can contribute to the pedagogical praxis of the Escola Classe Ponte Alta de Cima (ECPAC) / Gama, Distrito Federal (DF). It contains elements that seek to highlight the importance of this feminine knowledge, the relationship with the land, its resistance and relevance to agriculture. Its general objective is to identify pedagogical practices carried out by rural women for the development of food production from an agro-ecological perspective and to associate it with the Vegetable Garden Project carried out in this Teaching Unit. The research was developed from the analysis of the semi-structured interview conducted with Ms. Tereza, a resident of the region called Buracão, located in the immediate surroundings of the school. The work also uses the reading of documental sources, including personal records, the Guidelines of Field Education of the Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF), the Political Pedagogical Project (PPP) and the Historical, Social, Cultural and Environmental Inventory of ECPAC under construction since 2015. The studies were based on Caldart (2012) and Ribeiro (2017) regarding the knowledge in Field Education and Agroecology, and the presence of women is cited by the researchers Öcalan (2016) regarding their expressiveness in agriculture and Alentejano (2012) in social movements. As a result, it is observed that local knowledge and wisdom are close to the agroecological principles and through them it is possible to make a contextualized and more meaningful pedagogical practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
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