Título: | Escolas do campo periurbanas : contradições e movimentos potenciais de organização da classe trabalhadora do Distrito Federal |
Autor(es): | Fagundes, Julia Brito Lima, Beatriz Pereira Rosa, Simone Menezes da |
Orientador(es): | Gonçalves, Felipe Canova |
Coorientador(es): | Cruz, Edinéia Alves |
Assunto: | Educação do campo Reforma agrária Movimentos sociais Periferia |
Data de apresentação: | 10-Ago-2022 |
Data de publicação: | 6-Abr-2023 |
Referência: | FAGUNDES, Julia Brito; LIMA, Beatriz Pereira; ROSA, Simone Menezes da. Escolas do campo periurbanas: contradições e movimentos potenciais de organização da classe trabalhadora do Distrito Federal. 2022. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. |
Resumo: | No presente trabalho lançamos um olhar sobre uma característica presente no
contexto de algumas escolas do campo no Distrito Federal, a localização em áreas
periurbanas. Ou seja, escolas que se encontram em regiões de transição entre
espaços estritamente rurais e áreas urbanas. Apontamos questões que
impulsionaram tal fenômeno e as contradições presentes nesse espaço. Além disso,
analisamos experiências que articulam a relação campo e periferia com vistas na
organização da classe trabalhadora e na potencialização da função social da escola,
por meio da revisão de literatura em diálogo com nossa práxis enquanto educadoras
do campo. Compreendemos que o território das escolas do campo periurbanas
representa uma potencialidade dilatada na construção de uma solidariedade de classe
entre campo e cidade por meio da compreensão dialética das contradições internas e
externas presentes nestes espaços. |
Abstract: | In this paper we take a look at a characteristic present in the context of some rural
schools in the Federal District, the location in peri-urban areas. That is, schools located
in transition regions between strictly rural spaces and urban areas. We point out issues
that drove this phenomenon and the contradictions present in this space. In addition,
we analyze experiences that articulate the relationship between countryside and
outskirt with a view to the organization of the working class and the potencialization of
the school’s social function, through the literature review in dialogue with our praxis as
rural educators. We understand that the territory of peri-urban rural schools represents
a dilated potentiality in the construction of class solidarity between countryside and city
through the dialectical understanding of internal and external contradictions present in
these spaces. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.