Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_Escolas_Do_Campo_Periurbanas_tcc.pdf947,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escolas do campo periurbanas : contradições e movimentos potenciais de organização da classe trabalhadora do Distrito Federal
Autor(es): Fagundes, Julia Brito
Lima, Beatriz Pereira
Rosa, Simone Menezes da
Orientador(es): Gonçalves, Felipe Canova
Coorientador(es): Cruz, Edinéia Alves
Assunto: Educação do campo
Reforma agrária
Movimentos sociais
Periferia
Data de apresentação: 10-Ago-2022
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: FAGUNDES, Julia Brito; LIMA, Beatriz Pereira; ROSA, Simone Menezes da. Escolas do campo periurbanas: contradições e movimentos potenciais de organização da classe trabalhadora do Distrito Federal. 2022. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: No presente trabalho lançamos um olhar sobre uma característica presente no contexto de algumas escolas do campo no Distrito Federal, a localização em áreas periurbanas. Ou seja, escolas que se encontram em regiões de transição entre espaços estritamente rurais e áreas urbanas. Apontamos questões que impulsionaram tal fenômeno e as contradições presentes nesse espaço. Além disso, analisamos experiências que articulam a relação campo e periferia com vistas na organização da classe trabalhadora e na potencialização da função social da escola, por meio da revisão de literatura em diálogo com nossa práxis enquanto educadoras do campo. Compreendemos que o território das escolas do campo periurbanas representa uma potencialidade dilatada na construção de uma solidariedade de classe entre campo e cidade por meio da compreensão dialética das contradições internas e externas presentes nestes espaços.
Abstract: In this paper we take a look at a characteristic present in the context of some rural schools in the Federal District, the location in peri-urban areas. That is, schools located in transition regions between strictly rural spaces and urban areas. We point out issues that drove this phenomenon and the contradictions present in this space. In addition, we analyze experiences that articulate the relationship between countryside and outskirt with a view to the organization of the working class and the potencialization of the school’s social function, through the literature review in dialogue with our praxis as rural educators. We understand that the territory of peri-urban rural schools represents a dilated potentiality in the construction of class solidarity between countryside and city through the dialectical understanding of internal and external contradictions present in these spaces.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.