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Título: A construção da política pública de educação do campo no Distrito Federal e o direito à formação continuada de educadores(as)
Autor(es): Azevedo, Gabriela da Silva
Souza, Maura Luciane Conceição de
Castro, Tatiane Ribeiro de
Orientador(es): Santos, Clarice Aparecida dos
Assunto: Políticas públicas
Educação do campo
Formação de professores
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 27-Out-2022
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: AZEVEDO, Gabriela da Silva; CASTRO, Tatiane Ribeiro de; SOUZA, Maura Luciane Conceição de. A construção da política pública de educação do campo no Distrito Federal e o direito à formação continuada de educadores(as). 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer um registro documental e um balanço dos últimos dez anos da construção da Modalidade Educação do Campo na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), a partir de um panorama histórico do processo de constituição dessa política pública. Para tal, conjugam-se contribuições das diferentes instâncias institucionais da mencionada secretaria (central, intermediária e local), assim como de órgãos, entidades e instituições parceiras, em consonância com a trajetória de construção da Educação do Campo em nível nacional, forjada na luta e conquistas de seus sujeitos coletivos. Nesta direção, considerando a técnica de análise documental, a pesquisa se propôs a identificar necessidades e possibilidades de avanços institucionais e o impacto da Formação Continuada na sensibilização e mobilização da rede de escolas do campo e suas instâncias decisórias, reconhecer as contradições, possibilidades e fomentar a construção coletiva. Ressalta-se ainda, na esteira das opções metodológicas, a realização de entrevistas com educadoras envolvidas na construção da implantação da Política de Educação do Campo do Distrito Federal na SEEDF. A partir desse estudo, sem a pretensão de dar conta da totalidade deste processo, foi possível identificar e registrar elementos preponderantes que revelaram alguns pilares da estruturação da Educação Básica do Campo, sendo o mais evidente a Formação Continuada, que possibilitou relevantes aproximações entre as Escolas do Campo da Rede Pública de Ensino do DF e a Universidade de Brasília (UnB), especialmente, por meio da implementação do Programa Escola da Terra.
Abstract: This article aims to make a documentary record and a balance of the last ten years of the construction of the Rural Education Modality in the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), from a historical overview of the process of constitution of this public policy. To this end, contributions from the different institutional bodies of the mentioned secretariat (central, intermediate and local) are combined, as well as from partner bodies, entities and institutions, in line with the trajectory of construction of Rural Education at the national level, forged in the struggle and achievements of their collective subjects. In this direction, considering the technique of document analysis, the research proposed to identify needs and possibilities of institutional advances and the impact of Continuing Education to sensitize and mobilize the network of rural schools and their decision-making bodies, recognize the contradictions and possibilities and promote the collective construction. It is also worth mentioning, in the wake of the methodological options, interviews with educators involved in the construction of the implementation of the Rural Education Policy of the Federal District at SEEDF. From this study, without pretending to account for the entirety of this process, it was possible to identify and register preponderant elements that revealed some pillars of the structuring of Basic Education in the countryside, the most evident being the Continuing Education, which allowed relevant approximations between the Schools of the Field of the Public Education Network of the DF and the University of Brasília (UnB), especially through the implementation of the Escola da Terra Program.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
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