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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Clarice Aparecida dos-
dc.contributor.authorAzevedo, Gabriela da Silva-
dc.contributor.authorSouza, Maura Luciane Conceição de-
dc.contributor.authorCastro, Tatiane Ribeiro de-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Gabriela da Silva; CASTRO, Tatiane Ribeiro de; SOUZA, Maura Luciane Conceição de. A construção da política pública de educação do campo no Distrito Federal e o direito à formação continuada de educadores(as). 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo fazer um registro documental e um balanço dos últimos dez anos da construção da Modalidade Educação do Campo na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), a partir de um panorama histórico do processo de constituição dessa política pública. Para tal, conjugam-se contribuições das diferentes instâncias institucionais da mencionada secretaria (central, intermediária e local), assim como de órgãos, entidades e instituições parceiras, em consonância com a trajetória de construção da Educação do Campo em nível nacional, forjada na luta e conquistas de seus sujeitos coletivos. Nesta direção, considerando a técnica de análise documental, a pesquisa se propôs a identificar necessidades e possibilidades de avanços institucionais e o impacto da Formação Continuada na sensibilização e mobilização da rede de escolas do campo e suas instâncias decisórias, reconhecer as contradições, possibilidades e fomentar a construção coletiva. Ressalta-se ainda, na esteira das opções metodológicas, a realização de entrevistas com educadoras envolvidas na construção da implantação da Política de Educação do Campo do Distrito Federal na SEEDF. A partir desse estudo, sem a pretensão de dar conta da totalidade deste processo, foi possível identificar e registrar elementos preponderantes que revelaram alguns pilares da estruturação da Educação Básica do Campo, sendo o mais evidente a Formação Continuada, que possibilitou relevantes aproximações entre as Escolas do Campo da Rede Pública de Ensino do DF e a Universidade de Brasília (UnB), especialmente, por meio da implementação do Programa Escola da Terra.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.titleA construção da política pública de educação do campo no Distrito Federal e o direito à formação continuada de educadores(as)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T15:37:49Z-
dc.date.available2023-04-06T15:37:49Z-
dc.date.submitted2022-10-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34480-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to make a documentary record and a balance of the last ten years of the construction of the Rural Education Modality in the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), from a historical overview of the process of constitution of this public policy. To this end, contributions from the different institutional bodies of the mentioned secretariat (central, intermediate and local) are combined, as well as from partner bodies, entities and institutions, in line with the trajectory of construction of Rural Education at the national level, forged in the struggle and achievements of their collective subjects. In this direction, considering the technique of document analysis, the research proposed to identify needs and possibilities of institutional advances and the impact of Continuing Education to sensitize and mobilize the network of rural schools and their decision-making bodies, recognize the contradictions and possibilities and promote the collective construction. It is also worth mentioning, in the wake of the methodological options, interviews with educators involved in the construction of the implementation of the Rural Education Policy of the Federal District at SEEDF. From this study, without pretending to account for the entirety of this process, it was possible to identify and register preponderant elements that revealed some pillars of the structuring of Basic Education in the countryside, the most evident being the Continuing Education, which allowed relevant approximations between the Schools of the Field of the Public Education Network of the DF and the University of Brasília (UnB), especially through the implementation of the Escola da Terra Program.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



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