Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Clarice Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Gabriela da Silva | - |
dc.contributor.author | Souza, Maura Luciane Conceição de | - |
dc.contributor.author | Castro, Tatiane Ribeiro de | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Gabriela da Silva; CASTRO, Tatiane Ribeiro de; SOUZA, Maura Luciane Conceição de. A construção da política pública de educação do campo no Distrito Federal e o direito à formação continuada de educadores(as). 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo fazer um registro documental e um balanço dos últimos dez
anos da construção da Modalidade Educação do Campo na Secretaria de Estado de Educação
do Distrito Federal (SEEDF), a partir de um panorama histórico do processo de constituição
dessa política pública. Para tal, conjugam-se contribuições das diferentes instâncias
institucionais da mencionada secretaria (central, intermediária e local), assim como de
órgãos, entidades e instituições parceiras, em consonância com a trajetória de construção da
Educação do Campo em nível nacional, forjada na luta e conquistas de seus sujeitos
coletivos. Nesta direção, considerando a técnica de análise documental, a pesquisa se propôs
a identificar necessidades e possibilidades de avanços institucionais e o impacto da Formação
Continuada na sensibilização e mobilização da rede de escolas do campo e suas instâncias
decisórias, reconhecer as contradições, possibilidades e fomentar a construção coletiva.
Ressalta-se ainda, na esteira das opções metodológicas, a realização de entrevistas com
educadoras envolvidas na construção da implantação da Política de Educação do Campo do
Distrito Federal na SEEDF. A partir desse estudo, sem a pretensão de dar conta da totalidade
deste processo, foi possível identificar e registrar elementos preponderantes que revelaram
alguns pilares da estruturação da Educação Básica do Campo, sendo o mais evidente a
Formação Continuada, que possibilitou relevantes aproximações entre as Escolas do Campo
da Rede Pública de Ensino do DF e a Universidade de Brasília (UnB), especialmente, por
meio da implementação do Programa Escola da Terra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.title | A construção da política pública de educação do campo no Distrito Federal e o direito à formação continuada de educadores(as) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T15:37:49Z | - |
dc.date.available | 2023-04-06T15:37:49Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34480 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to make a documentary record and a balance of the last ten years of the
construction of the Rural Education Modality in the State Department of Education of the
Federal District (SEEDF), from a historical overview of the process of constitution of this
public policy. To this end, contributions from the different institutional bodies of the
mentioned secretariat (central, intermediate and local) are combined, as well as from partner
bodies, entities and institutions, in line with the trajectory of construction of Rural Education
at the national level, forged in the struggle and achievements of their collective subjects. In
this direction, considering the technique of document analysis, the research proposed to
identify needs and possibilities of institutional advances and the impact of Continuing
Education to sensitize and mobilize the network of rural schools and their decision-making
bodies, recognize the contradictions and possibilities and promote the collective construction.
It is also worth mentioning, in the wake of the methodological options, interviews with
educators involved in the construction of the implementation of the Rural Education Policy of
the Federal District at SEEDF. From this study, without pretending to account for the entirety
of this process, it was possible to identify and register preponderant elements that revealed
some pillars of the structuring of Basic Education in the countryside, the most evident being
the Continuing Education, which allowed relevant approximations between the Schools of the
Field of the Public Education Network of the DF and the University of Brasília (UnB),
especially through the implementation of the Escola da Terra Program. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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