Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RejaneMoura_ViniciusMarques_tcc.pdf2,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cartografia das escolas do campo do Distrito Federal
Autor(es): Moura, Rejane de Sousa
Marques, Vinícius Batista Pinheiro
Orientador(es): Oliveira, Roni Ivan Rocha de
Coorientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Cartografia social
Educação do campo
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: MARQUES, Vinícius Batista Pinheiro; MOURA, Rejane de Sousa. Cartografia das escolas do campo do Distrito Federal. 2022. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: Brasília foi construída a partir de planejamento. Nos anos 60, o espaço rural do DF foi organizado para produzir alimentos e abastecer a nova capital mediante o desenvolvimento da agricultura familiar local. Contudo, a partir dos anos 70 as políticas públicas de gestão do território rural favoreceram a criação de grandes fazendas produtoras de commodities. A partir desse período, a população do DF cresceu além do previsto, pressionando a gestão do território. Assim, outros agentes além do Estado influenciaram na dinâmica espacial. Por seu turno, as escolas localizadas na zona rural das Regiões Administrativas são frutos dessa territorialização. Logo, é importante entender o processo de constituição do espaço rural do DF para compreender a distribuição dessas Escolas do Campo e como elas dialogam atualmente com o território. Para isso, utilizar a “Cartografia Social” pode contribuir com informações, perguntas e interpretações sobre as interfaces entre Escolas do Campo, gestão territorial, política habitacional, economia, questões socioambientais e história do DF. Portanto, é necessário que a Educação do Campo do DF amplie suas informações sobre os territórios onde as escolas se localizam, e como essas unidades podem contribuir para gerar força de atuação das comunidades escolares nos processos de gestão territorial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.