Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Roni Ivan Rocha de | - |
dc.contributor.author | Moura, Rejane de Sousa | - |
dc.contributor.author | Marques, Vinícius Batista Pinheiro | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Vinícius Batista Pinheiro; MOURA, Rejane de Sousa. Cartografia das escolas do campo do Distrito Federal. 2022. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Brasília foi construída a partir de planejamento. Nos anos 60, o espaço rural do DF foi
organizado para produzir alimentos e abastecer a nova capital mediante o
desenvolvimento da agricultura familiar local. Contudo, a partir dos anos 70 as
políticas públicas de gestão do território rural favoreceram a criação de grandes
fazendas produtoras de commodities. A partir desse período, a população do DF
cresceu além do previsto, pressionando a gestão do território. Assim, outros agentes
além do Estado influenciaram na dinâmica espacial. Por seu turno, as escolas
localizadas na zona rural das Regiões Administrativas são frutos dessa
territorialização. Logo, é importante entender o processo de constituição do espaço
rural do DF para compreender a distribuição dessas Escolas do Campo e como elas
dialogam atualmente com o território. Para isso, utilizar a “Cartografia Social” pode
contribuir com informações, perguntas e interpretações sobre as interfaces entre
Escolas do Campo, gestão territorial, política habitacional, economia, questões
socioambientais e história do DF. Portanto, é necessário que a Educação do Campo
do DF amplie suas informações sobre os territórios onde as escolas se localizam, e
como essas unidades podem contribuir para gerar força de atuação das comunidades
escolares nos processos de gestão territorial. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.title | Cartografia das escolas do campo do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T15:37:38Z | - |
dc.date.available | 2023-04-06T15:37:38Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34479 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rocha, Eliene Novaes | - |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|