Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martins, Polliana Candida Oliveira | - |
dc.contributor.author | Gomes, Carlos Yan de Souza | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Carlos Yan de Souza. Structural and aeroelastic divergence analysis in a box section composite wing spar. 2022. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os materiais compostos já possuem aplicação consolidada em soluções de engenharia, especialmente no campo aeronáutico e aeroepacial, onde a restrição de peso é mandatória. As poucas restrições que recaem sobre o material do tipo compósito ainda se pautam na alta confiabilidade conquistada através de muitos anos por ligas metálicas. Além disso, ainda existem alguns limites tecnológicos que os materiais compósitos de alto desempenho devem superar para alcançar um patamar de maior destaque. Neste contexto, este trabalho visa comparar os valores de deslocamento de flexão, torção, rigidez específica, resistência específica e o fator de segurança para duas vigas de seção fechada (viga caixão) feitas de metal (alumínio) e composto de fibra de carbono (CFRC). A viga é visualizada como a longarina principal de uma asa de aeronave leve, que estará sujeita a cargas pre-definidas. Pretende-se ainda avaliar o comportamento aeroelástico estático das vigas de diferentes materiais em termos de velocidade de divergência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compósitos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vigas | pt_BR |
dc.title | Structural and aeroelastic divergence analysis in a box section composite wing spar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T19:05:28Z | - |
dc.date.available | 2023-04-05T19:05:28Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34459 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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dc.contributor.advisorco | Vendittozzi, Cristian | - |
dc.description.abstract1 | Composite materials have well-established applications in engineering solutions, especially in the aircraft industry, where weight restriction are mandatory. The few restrictions in composite materials are based on the high reliability achieved over the years with metallic alloys. In addition, it has some technological limitations with high-performance composite materials that need to be overcome to achieve the most prominent placement. These studies compared the values of flexural displacement, torsion, specific stiffness, specific strength, and safety factor of two beams with closed cross-sections made of aluminum alloy and carbon fiber reinforced composite (CFRC). The beam represents the wing spar of a light aircraft subjected to predefined forces. The objective is to evaluate the aeroelastic static behavior of spars with different materials in terms of divergence velocit. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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