Título: | Escolas do campo no Distrito Federal : desafios e reflexões acerca das experiências no Centro Educacional Vendinha e no Centro Educacional Incra 09 |
Autor(es): | Campos, Ana Paula de Oliveira Silva, Kely Cristina Ferreira da |
Orientador(es): | Gomes, Adriana |
Coorientador(es): | Cruz, Edinéia Alves |
Assunto: | Educação do campo Identidade Formação profissional Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 27-Out-2022 |
Data de publicação: | 5-Abr-2023 |
Referência: | CAMPOS, Ana Paula de Oliveira; SILVA, Kely Cristina Ferreira da. Escolas do campo no Distrito Federal: desafios e reflexões acerca das experiências no Centro Educacional Vendinha e no Centro Educacional Incra 09. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. |
Resumo: | Este artigo aborda as experiências de duas escolas do campo que, historicamente,
empreendem esforços em busca da garantia ao direito à Educação no e do campo,
assim como o fortalecimento da cidadania e identidade de seus estudantes. Estão
localizadas geograficamente no Distrito Federal e são intituladas de Centro
Educacional Vendinha e Centro Educacional Incra 09, situadas nas regiões
administrativas de Brazlândia e Ceilândia, respectivamente. Como principal objetivo,
o artigo propõe refletir sobre os desafios, as contradições e as perspectivas para
construção e fortalecimento das Escolas do Campo do Distrito Federal, ao fomentar
o debate sobre sujeitos do campo, formação continuada de educadoras e
educadores do campo a partir das experiências do Centro Educacional Vendinha e
Centro Educacional INCRA 09. Como metodologia de pesquisa, utilizaram-se o
estudo bibliográfico e a análise documental, tendo também, como ferramentas de
pesquisa, o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, os Inventários Social,
Histórico, Cultural e Ambiental, além da observação do contexto em que essas
escolas estão inseridas e da promoção de diálogos com educadores, educadoras e
comunidades. O estudo teve, como fonte de consulta para a fundamentação teórica,
o dicionário da Educação do Campo, de Caldart et al. (2012); os elementos para
construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo, de Caldart
(2004), e as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, de 2019. O
presente artigo apresentou, como resultado, a análise da realidade das referidas
escolas, reconhecendo suas trajetórias e desafios no processo de fortalecimento da
identidade dos seus estudantes e na importância da formação continuada das
educadoras e dos educadores das escolas do campo, no aprimoramento de suas
práticas pedagógicas e na efetivação da Educação do Campo. |
Abstract: | This article discusses the experiences of two rural schools that, historically,
undertake efforts in search of guaranteeing the right to Education in and of the
countryside, as well as strengthening the citizenship and identity of their students.
They are geographically located in the Federal District and are called Centro
Educacional Vendinha and Centro Educacional Incra 09, located in the administrative
regions of Brazlândia and Ceilândia, respectively. As its main objective, the article
proposes to reflect on the challenges, contradictions and perspectives for the
construction and strengthening of Rural Schools in the Federal District, by fostering
the debate on rural subjects, continuing education of rural educators based on
experiences from Centro Educacional Vendinha and Centro Educacional INCRA 09.
As a research methodology, bibliographic study and document analysis were used,
also having, as research tools, the Political Pedagogical Project (PPP) of the schools,
the Social, Historical, Cultural and Environmental, in addition to observing the context
in which these schools are inserted and promoting dialogue with educators and
communities. The study had, as a reference source for the theoretical foundation, the
Dictionary of Rural Education, by Caldart et al. (2012); the elements for the
construction of the political and pedagogical project of Rural Education, by Caldart
(2004), and the Pedagogical Guidelines for Basic Rural Education, of 2019. This
article presented, as a result, the analysis of the reality of these schools, recognizing
their trajectories and challenges in the process of strengthening the identity of their
students and in the importance of continuing education for educators in rural schools,
in improving their pedagogical practices and in implementing Rural Education |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento rural, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.