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Título: Escolas do campo no Distrito Federal : desafios e reflexões acerca das experiências no Centro Educacional Vendinha e no Centro Educacional Incra 09
Autor(es): Campos, Ana Paula de Oliveira
Silva, Kely Cristina Ferreira da
Orientador(es): Gomes, Adriana
Coorientador(es): Cruz, Edinéia Alves
Assunto: Educação do campo
Identidade
Formação profissional
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 27-Out-2022
Data de publicação: 5-Abr-2023
Referência: CAMPOS, Ana Paula de Oliveira; SILVA, Kely Cristina Ferreira da. Escolas do campo no Distrito Federal: desafios e reflexões acerca das experiências no Centro Educacional Vendinha e no Centro Educacional Incra 09. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: Este artigo aborda as experiências de duas escolas do campo que, historicamente, empreendem esforços em busca da garantia ao direito à Educação no e do campo, assim como o fortalecimento da cidadania e identidade de seus estudantes. Estão localizadas geograficamente no Distrito Federal e são intituladas de Centro Educacional Vendinha e Centro Educacional Incra 09, situadas nas regiões administrativas de Brazlândia e Ceilândia, respectivamente. Como principal objetivo, o artigo propõe refletir sobre os desafios, as contradições e as perspectivas para construção e fortalecimento das Escolas do Campo do Distrito Federal, ao fomentar o debate sobre sujeitos do campo, formação continuada de educadoras e educadores do campo a partir das experiências do Centro Educacional Vendinha e Centro Educacional INCRA 09. Como metodologia de pesquisa, utilizaram-se o estudo bibliográfico e a análise documental, tendo também, como ferramentas de pesquisa, o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, os Inventários Social, Histórico, Cultural e Ambiental, além da observação do contexto em que essas escolas estão inseridas e da promoção de diálogos com educadores, educadoras e comunidades. O estudo teve, como fonte de consulta para a fundamentação teórica, o dicionário da Educação do Campo, de Caldart et al. (2012); os elementos para construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo, de Caldart (2004), e as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, de 2019. O presente artigo apresentou, como resultado, a análise da realidade das referidas escolas, reconhecendo suas trajetórias e desafios no processo de fortalecimento da identidade dos seus estudantes e na importância da formação continuada das educadoras e dos educadores das escolas do campo, no aprimoramento de suas práticas pedagógicas e na efetivação da Educação do Campo.
Abstract: This article discusses the experiences of two rural schools that, historically, undertake efforts in search of guaranteeing the right to Education in and of the countryside, as well as strengthening the citizenship and identity of their students. They are geographically located in the Federal District and are called Centro Educacional Vendinha and Centro Educacional Incra 09, located in the administrative regions of Brazlândia and Ceilândia, respectively. As its main objective, the article proposes to reflect on the challenges, contradictions and perspectives for the construction and strengthening of Rural Schools in the Federal District, by fostering the debate on rural subjects, continuing education of rural educators based on experiences from Centro Educacional Vendinha and Centro Educacional INCRA 09. As a research methodology, bibliographic study and document analysis were used, also having, as research tools, the Political Pedagogical Project (PPP) of the schools, the Social, Historical, Cultural and Environmental, in addition to observing the context in which these schools are inserted and promoting dialogue with educators and communities. The study had, as a reference source for the theoretical foundation, the Dictionary of Rural Education, by Caldart et al. (2012); the elements for the construction of the political and pedagogical project of Rural Education, by Caldart (2004), and the Pedagogical Guidelines for Basic Rural Education, of 2019. This article presented, as a result, the analysis of the reality of these schools, recognizing their trajectories and challenges in the process of strengthening the identity of their students and in the importance of continuing education for educators in rural schools, in improving their pedagogical practices and in implementing Rural Education
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento rural, 2022.
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