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Título: Educação no campo e a praxis pedagógica no Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima - DF
Autor(es): Santos, Ana Martinha dos
Barreto, Nivian Paula Barros Viana
Orientador(es): Pinheiro, Nathan Carvalho
Coorientador(es): Pereira, Marcelo Fabiano R
Assunto: Educação ambiental
Educação do campo
Práticas pedagógicas
Recursos hídricos
Data de apresentação: 24-Out-2022
Data de publicação: 5-Abr-2023
Referência: BARRETO, Nivian Paula Barros Viana; SANTOS, Ana Martinha dos. Educação no campo e a praxis pedagógica no Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima - DF. 2022. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: O presente trabalho deriva de práxis pedagógica realizada no Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima, que se articula à perspectiva pedagógica da Educação do Campo, e parte da premissa de que é necessário refletir sobre a responsabilidade social da escola, visando criar uma integração entre meio ambiente, sustentabilidade e educação. O objetivo deste artigo é analisar a práxis pedagógica articulada à Educação do Campo e Educação Ambiental a partir do trabalho coletivo dos docentes e vivências educativas dos estudantes no projeto Caminho das Águas, realizado no CEF Sargento Lima, com o qual se buscou práticas e encaminhamentos propositivos quanto ao uso e gestão sustentável dos recursos hídricos. A proposta metodológica é de abordagem qualitativa, com realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa participante realizada, com estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental do CEF Sargento Lima. Os dados gerados ao longo da pesquisa foram obtidos durante oficinas de implementação do projeto Caminho das Águas. Os resultados apontam que, ao debater assuntos tangíveis à vivência dos estudantes das escolas do campo, bem como seus interesses, motivação e participação, influencia o senso comum e o saber científico, e isso demonstra a importância de promover o debate sobre as características da comunidade em diálogo com a prática realizada nas escolas.
Abstract: The present work derives from pedagogical praxis held at the Sergeant Lima Elementary School Center, which is articulated to the pedagogical perspective of Field Education, and part of the premise that it is necessary to reflect on the social responsibility of the school, aiming to create an integration between the environment, sustainability, and education. The aim of this article is to analyze the pedagogical praxis articulated to Field Education and Environmental Education from the collective work of teachers and educational and experiences of students in the Caminho das Águas project, carried out at CEF Sargento Lima, with which practices and propositioned referrals were sought regarding the use and sustainable management of water resources. The methodological proposal is qualitative, with bibliographic research and participant research conducted, with students of the 5th and 6th years of elementary school of CEF Sargento Lima. The data generated during the research were obtained during workshops to implement the Caminho das Águas project. The results indicate that, when discussing issues tangible to the experience of students at the schools of the field, as well as their interests, motivation, and participation, it influences common sense and scientific knowledge, and this shows the importance of promoting the debate on the characteristics of the community in dialogue with the practice carried out in schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
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