Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Nathan Carvalho | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Martinha dos | - |
dc.contributor.author | Barreto, Nivian Paula Barros Viana | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Nivian Paula Barros Viana; SANTOS, Ana Martinha dos. Educação no campo e a praxis pedagógica no Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima - DF. 2022. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho deriva de práxis pedagógica realizada no Centro de Ensino
Fundamental Sargento Lima, que se articula à perspectiva pedagógica da Educação
do Campo, e parte da premissa de que é necessário refletir sobre a
responsabilidade social da escola, visando criar uma integração entre meio
ambiente, sustentabilidade e educação. O objetivo deste artigo é analisar a práxis
pedagógica articulada à Educação do Campo e Educação Ambiental a partir do
trabalho coletivo dos docentes e vivências educativas dos estudantes no projeto
Caminho das Águas, realizado no CEF Sargento Lima, com o qual se buscou
práticas e encaminhamentos propositivos quanto ao uso e gestão sustentável dos
recursos hídricos. A proposta metodológica é de abordagem qualitativa, com
realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa participante realizada, com
estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental do CEF Sargento Lima. Os
dados gerados ao longo da pesquisa foram obtidos durante oficinas de
implementação do projeto Caminho das Águas. Os resultados apontam que, ao
debater assuntos tangíveis à vivência dos estudantes das escolas do campo, bem
como seus interesses, motivação e participação, influencia o senso comum e o
saber científico, e isso demonstra a importância de promover o debate sobre as
características da comunidade em diálogo com a prática realizada nas escolas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.title | Educação no campo e a praxis pedagógica no Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima - DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T10:16:45Z | - |
dc.date.available | 2023-04-05T10:16:45Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34447 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Pereira, Marcelo Fabiano R | - |
dc.description.abstract1 | The present work derives from pedagogical praxis held at the Sergeant Lima
Elementary School Center, which is articulated to the pedagogical perspective of
Field Education, and part of the premise that it is necessary to reflect on the social
responsibility of the school, aiming to create an integration between the environment,
sustainability, and education. The aim of this article is to analyze the pedagogical
praxis articulated to Field Education and Environmental Education from the collective
work of teachers and educational and experiences of students in the Caminho das
Águas project, carried out at CEF Sargento Lima, with which practices and
propositioned referrals were sought regarding the use and sustainable management
of water resources. The methodological proposal is qualitative, with bibliographic
research and participant research conducted, with students of the 5th and 6th years
of elementary school of CEF Sargento Lima. The data generated during the research
were obtained during workshops to implement the Caminho das Águas project. The
results indicate that, when discussing issues tangible to the experience of students
at the schools of the field, as well as their interests, motivation, and participation, it
influences common sense and scientific knowledge, and this shows the importance
of promoting the debate on the characteristics of the community in dialogue with the
practice carried out in schools. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|