Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34431
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DouglasLustosaDaSilva_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 5,41 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Jones Yudi Mori Alves da-
dc.contributor.authorSilva, Douglas Lustosa da-
dc.identifier.citationSILVA, Douglas Lustosa da. Plataforma reconfigurável para rastreamento e controle de veículos em frotas. 2022. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNa última década, emergiram diversos produtos e serviços de veículos autônomos, tanto para o usuário final, quanto para o setor corporativo: veículos de passeio, ônibus, vans, caminhões e veículos agrícolas têm sido lançados com frequência. Vários países já avançam em discussões sobre legislação específica para esse setor. Uma das principais preocupa ções dos legisladores, engenheiros e pesquisadores é a garantia de segurança dos veículos autônomos. Uma das alternativas estudadas é a formação de pelotões (platooning) com a colaboração entre veículos propiciando mais previsibilidade no trânsito, e consequente aumento de segurança dos sistemas. Um pelotão geralmente possui um líder (o veículo mais a frente do grupo) e um ou mais seguidores que atuam de acordo com informações sobre o deslocamento do líder. Este trabalho tem como foco implementar uma plataforma para estudos sobre platooning composta por dois veículos (um líder e um seguidor). Os sistemas embarcados envolvidos possuem requisitos de tempo real, em que tarefas devem ser executadas dentro de uma janela temporal, sob pena de falha. Para prover flexibilidade no desenvolvimento e aceleração de processamento, este projeto utiliza arquiteturas híbridas: CPU e Lógica Programável integradas. O foco deste trabalho é na integração de Câmera, CPU, FPGA e os sistemas eletromecânicos, resultando em uma plataforma completa e funcional. Para validação da plataforma, são implementados algoritmos de controle para os motores e a criação de módulos hardware/software de visão computacional para rastreamento do líder pelo seguidorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículos autônomospt_BR
dc.subject.keywordSistemas embarcados (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordVisão por computadorpt_BR
dc.titlePlataforma reconfigurável para rastreamento e controle de veículos em frotaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T11:26:41Z-
dc.date.available2023-04-04T11:26:41Z-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34431-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Several autonomous vehicle products and services have emerged in the last decade, both for the end-user and the corporate sector: passenger cars, buses, vans, trucks and agricultural vehicles. Several countries are already advancing discussions on specific legislation for this sector. One of the main concerns of legislators, engineers and researchers is to ensure the safety of autonomous vehicles. One of the alternatives studied is the formation of platoons (platooning) with the collaboration among vehicles, providing more predictability in traffic and consequently increasing the safety of the systems. A platoon usually has a leader (the vehicle ahead of the group) and one or more followers that act according to information about the displacement of the leader. This work focuses on implementing a platform for studies about platooning composed of two vehicles (a leader and a follower). The embedded systems involved have real-time requirements, in which tasks must be executed within a time window, under penalty of failure. This project uses hybrid architectures: integrated CPU and Programmable Logic to provide flexibility in development and processing acceleration. This work focuses on the integration of Camera, CPU, FPGA, and the electromechanical systems, resulting in a complete and functional platform. To validate the platform, control algorithms are implemented for the motors and the creation of modules hardware/software of computer vision for tracking the leader by the follower.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.