Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Koike, Carla Maria Chagas e Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Paschoaletto, Alexander | - |
dc.identifier.citation | PASCHOALETTO, Alexander. Desenvolvimento de um braço robótico de 6 graus de liberdade para fins cinematográficos. 2022. 117 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O inegável crescimento do movimento Maker ao redor do mundo, aliado à popularização de
tecnologias de fabricação como o corte a laser e a impressão 3D, têm sido de vital importância
para democratizar a inovação na sociedade. A iniciativa e capacidade de desenvolver novos
produtos não mais é restrita a empresas nem precisa custar uma fortuna, podendo pessoas
comuns também desenvolverem e prototiparem suas próprias soluções em um espaço curto
de tempo e a um custo plenamente viável. Este trabalho descreve o projeto e a implementação de um manipulador robótico de baixo custo, aos moldes cinemáticos dos principais
modelos presentes na indústria e com o objetivo de ser usado como suporte para filmagens
automatizadas. Para atingir este feito parte-se de um robô inicial de propósito geral batizado
de Pégaso, analisa-se suas características mecânicas, eletrônicas e computacionais, observasse o desempenho relacionado à aplicação cinematográfica e propõe-se mudanças nas três
áreas mencionadas que refinem sua performance. O robô final é um modelo amplamente
modificado, com maior volume de trabalho e capacidades técnicas teóricas superiores às do
modelo original. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Robótica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impressão Tridimensional (3D) | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um braço robótico de 6 graus de liberdade para fins cinematográficos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T14:02:04Z | - |
dc.date.available | 2023-03-31T14:02:04Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34423 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Yudi, Jones | - |
dc.description.abstract1 | The undeniable expansion of the Maker initiative worldwide, along with the dissemination
of manufacturing techniques such as laser cutting and 3D printing, have been of vital
importance on yielding access to innovation on society. The action and capacity of developing
new products is no longer restricted to companies or has to cost a fortune, being regular
people also able to develop and prototype their own solutions in a short amount of time and
at a perfectly accessible fashion. The present paper describes the project and implementation
of a low-cost robotic manipulator, following the kinematic model of them main options
available on industry and focusing on the use as a support on making automated movie
takes. In order to accomplish this goal a general purpose robotic arm named Pégaso is used
as a starting point, with its mechanical, electronic and computational characteristics being
analyzed, as well as its capacity of making movie takes. It is then proposed and implemented
changes on the analyzed issues to further improve the robot performance. The final product
is a heavily modified model, with greater workspace and enhanced theoretical capabilities
when compared to the original model. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
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