Título: | “Nego eu”: um roteiro de curta-metragem a partir de meditações sobre o ser-negro em meio à colonialidade |
Autor(es): | Oliveira, Filipe Alves |
Orientador(es): | Silberstein, Emília Silveira |
Assunto: | Curta-metragem Roteiros cinematográficos Negros no cinema Negros - representações |
Data de apresentação: | Mai-2022 |
Data de publicação: | 31-Mar-2023 |
Referência: | OLIVEIRA, Filipe Alves. “Nego eu”: um roteiro de curta-metragem a partir de meditações sobre o ser-negro em meio à colonialidade. 2022. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho consiste no desenvolvimento de um roteiro ficcional de curta-metragem do
gênero experimental acerca da experiência existencial e subjetiva do ser enquanto negro
inserido na sociedade brasileira contemporânea, estruturada ao longo dos últimos séculos sob
a influência dos ideais do projeto colonial eurocêntrico. Para esse propósito, a pesquisa se
encarregou de investigar as condições definidas historicamente à categoria de humanidade, a
sua relação com o processo de racialização nacional imposto à população negra e alguns
efeitos éticos, sociais, psíquicos e semânticos de tal embate. Após o reconhecimento de
determinados mecanismos presentes na formação da subjetividade dos indivíduos relegados à
outridade, realizou-se ainda o exame do fenômeno cultural representativo como espaço de
construção dos sentidos e consolidação de mitos, e possível campo de disputa de significados,
propondo uma análise sobre a cristalização fantasiosa da negritude como paradigma estático
em sua inferioridade, leitura essa articulada particularmente pelo recorte das masculinidades e
dos seus valores. Em associação às descobertas feitas, detalha-se o decurso da criação
narrativa em concomitância com a apuração científica. Assim, é apresentada uma
interpretação artística acerca das circunstâncias ontológicas e semânticas reservadas ao
indivíduo negro na contemporaneidade neoliberal, baseada em reflexões em torno da lógica
ambivalente do estereótipo e das contradições intrínsecas à racionalidade humanista
constituída a partir do Iluminismo. O roteiro resultante conta a história de Pedro, uma
personagem negra, e a sua busca absurda por um propósito de vida em meio a uma
compreensão coletiva implicitamente hostil e excludente à sua existência. |
Abstract: | The following work consists of the research for and subsequent development of a screenplay
for a fictional short-length film of the experimental genre concerning the existential and
subjective experience of the Black being within current Brazilian society, considering it was
structured over the past five centuries upon the ideals of the eurocentric colonial project. For
such purposes, this research focused on investigating the historically-defined conditions to
the category of humanity, their connection with the national racialization process imposed on
the Black population, and a variety of ethical, social, psychological, and semantic outcomes
of that interrelation. After ascertaining some of the common mechanisms at work in the
configuration of the psyche of individuals relegated to the positionality of “Other”, we further
examined the cultural phenomenon of representation as a space for the construction of
signification and the consolidation of myths, as well as a possible field for the dispute of
meanings. An analysis is then proposed around the symbolic rigidity with which the
paradigm of Blackness has been pinned to inferiority, articulated through an intersectional
dissection of race and sexuality in relation to masculinity and its set values. In the context of
the study’s findings, we detail the chosen approach of creating a fictional narrative
concurrently with scientific assessment methods. Accordingly, we present an artistic
interpretation of the ontological and semantical circumstances unique to the Black individual
in neoliberal contemporaneity, inspired by ruminations on the ambivalent internal logic of the
stereotype and the contradictions inherent to the post-Enlightenment ideal of humanist
rationality. The resulting screenplay tells the story of Pedro, a Black character, in his absurd
search for meaning and purpose in the midst of a collective consciousness that is implicitly
hostile and exclusionary to his very existence. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Brasília, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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